Astrologia Cármica e as Casas nos mapas - Apontamentos para aula - nº 2

30 de janeiro de 2011 ·

[Texto © António Rosa, 2004, 2007, 2011]

Devido à sua extensão, este artigo foi dividido em 3 partes/posts.
Clicar para aceder: Parte 1 - Parte 2 (é este texto) - Parte 3
Estão autorizados a levar o texto para efeitos de estudo.

A CASA 12

A atenção dos astrólogos tem-se fixado nesta casa. Com toda a certeza, é a mais "esotérica" das casas. Parece descrever a mais recente encarnação terrestre, ou pelo menos a mais marcante, das últimas vidas. Talvez não a vida imediatamente anterior, se esta tiver sido muito curta, ou apenas vivida como feto, ou sem rasgos: constatou-se que essas vidas de crianças mortas em idade muito tenra, ou nascidas mortas deixam por vezes poucos traços na memória da entidade, e no seu tema. Digamos que a casa 12 marca certamente a última experiência terrestre significativa.

Entre muitos astrólogos reencarnacionistas estudam-se os temas de mortos que precederam, por exemplo, casos de reencarnação quase imediata na mesma família. É um fenómeno que não é raro. Numa casa 12, o signo na cúspide, ou ponta, os planetas aí localizados, a sua situação celeste, seus aspectos, tudo fornece precisões sobre a vida anterior precedente. Uma casa 12 pode estar vazia de planetas. Mas se olharmos para o regente do signo situado na cúspide dessa casa, as coisas esclarecem-se.

A casa 12 tem o mesmo simbolismo do signo de Peixes. Este é regido por Neptuno, planeta da dissolução. Assim, nesta casa, os planetas indicam um desejo de dissolução dos laços cármicos, dos vínculos que ainda atavam a pessoa a este mundo. O signo é representado por duas pequenas sardinhas atadas, em sentido contrário, por um fio muito curto: não é preciso dizer que no signo - assim como na casa - enfrentam-se entraves de todos os tipos. Se esses entraves são aceites corajosamente, segue-se uma libertação: desemboca-se então no grande fogo irresistível de Carneiro, o grande salto para adiante, que nenhum freio consegue mais suster.

Notem também que a casa 12 é a dos inimigos secretos: os nossos piores e mais secretos inimigos não são os nossos defeitos? Ela é considerada como a prisão ou o hospital do mapa. No plano cármico, é bem um e outro: ali se curam as doenças espirituais e se "purgam" as penas. A casa 12 também diz respeito aos pés, às patas, aos sapatos - tudo o que permite avançar. Pode-se extrapolar no plano cármico e deduzir que essa é a casa que nos permitirá ir ainda mais longe, andar na Lua, ou tomar emprestado um raio de Sol como degrau de uma escada.

Há frequentemente dois, ou mesmo três signos na casa 12. Esses signos múltiplos podem estar relacionados com várias vidas, ou então ainda com a mesma, vista sob duas ou três iluminações diferentes.

Nunca se deve esquecer que a pessoa evolui, por sua liberdade e seu desejo de progresso. É o conhecido livre-arbítrio. Entre o Ascendente na hora do nascimento (portanto a casa 12 natal) e o Ascendente na hora da morte, todo um caminho pode ter sido percorrido ou, ao contrário, uma nova dívida cármica pode ter sido acrescentada às precedentes!

O Ascendente na hora da morte, e a casa 12 anterior marcam a posição e definem a próxima encarnação. Mas alguns atribuem também essa possibilidade à casa 8, que veremos mais adiante. Afinal, conhecemos muito mal as leis certamente precisas - que regem as nossas permanências nos diferentes planos do cosmos.

Os iniciados atlantes, depois os egípcios e os celtas, conheceram-nas, assim como, ainda hoje, certos monges tibetanos, mas tratam-se de conhecimentos de alta iniciação, reservados apenas a alguns sábios.

Nestes tempos em que a Nova Energia desce sob o nosso planeta, muitas dessas informações já estão ao alcance da maioria, mas ainda continua a ser uma incógnita o real funcionamento das leis do universo. Seria preciso poder comparar as casas 12 do nascimento, da morte e do renascimento. Apesar das muitas canalizações existentes sobre a vida nos outros planos, ou vida multidimensional, o certo é que ninguém nos explicou de forma básica, do género: 1 + 1 = x. Todos nós (eu incluído), que escrevemos sobre estas coisas,  apenas supomos como seja o tal funcionamento. Mas efectivamente, não sabemos ao certo. Este é um dos muitos motivos porque em 2005 escolhi «não ser terapeuta» e apenas tentar fazer alguma astrologia. Mas isso é outra conversa.

No tema de qualquer pessoa, a casa 12, sobretudo se está carregada, ocasiona provações específicas, às quais não pode subtrair-se: porque ele mesmo as escolheu, antes de aceitar uma nova encarnação.

Ao tomar conhecimento desse dado, a pessoa muitas vezes o intui de maneira muito nítida: Diz "que é assim, que não há nada a fazer", ou ainda "que o vinho está servido, e é preciso bebê-lo". Sente que deve passar por tudo aquilo. Sabe-se cativo; o que nem sempre sabe (e que os astrólogos poderão dizer-lhe), é que escolheu livremente as provações significadas por esta casa 12. Mas podem libertar-se desse sofrimento. Basta quererem.

Escolheu livremente a sua prisão, com um objectivo de progresso espiritual. Se aceitar essa ideia, a sua dor e a sua angústia poderão ser consideravelmente aliviadas. Em todo caso, tem o poder de se evadir dessa prisão material pela meditação, pela oração e pela imaginação. Pelo livre-arbítrio.

A saída involuntária do corpo físico durante o sono dá uma trégua e um alívio às desgraças terrestres. É também por isso - penso eu -, que a Natureza previu o sono! Quanto às técnicas voluntárias de saída para o astral, também não são "anormais": transe e desdobramento são do conhecimento dos iniciados desde sempre (era mesmo assim que se praticava a anestesia necessária às operações cirurgias no antigo Egipto).

A aptidão para o sonho, para a prece, para a meditação, para a cura pelo pensamento e pela luz e para sair do corpo físico é extremamente desenvolvida nos proprietários de casas 12 densamente habitadas. É certo que todos eles têm infelicidades, mas também, em contrapartida, têm grandes poderes.

Essas pessoas muito marcadas pela casa 12, se tiverem escolhido uma encarnação de expiação e de sacrifício, têm, mais do que ninguém, o coração aberto à compaixão. O espírito dessa casa é o de saber inclinar-se com bondade sobre os sofrimentos dos outros.

Entretanto, se há muitos planetas retrógrados e mal aspectados, eles tendem a fugir do sofrimento: conheceram-no numa vida anterior, fugiram dele, ou aceitaram-no mal. São tentados, então, nesta vida, a fugir novamente dele. Este sofrimento, no entanto, parece necessário à liquidação das suas dívidas, e eles devem enfrentá-lo. Eis porque escolheram provações que desta vez são inevitáveis!

INFLUÊNCIA DA CASA 12 SOBRE O ASCENDENTE

Tenho notado que muitas das pessoas à minha volta, das quais tenho o mapa natal, respondem mais ao signo imediatamente anterior ao do Ascendente, do que ao próprio Ascendente. Evidentemente, pode-se invocar a precessão dos equinócios, que acarreta actualmente uma desfasagem de 23° a 24° para a nossa época. Isto dá, efectivamente, um signo de diferença, e explica que as pessoas de um signo ainda sintam a influência da constelação anterior. Mas o ayanamsa não explica tudo.

Um de meus antigos consulentes, que tem o Ascendente a 25° de Sagitário, portanto perfeitamente no signo (menos 23° do ayanamsa, assim mesmo, dá para ele ainda 2° Sagitário!), tem todas as aparências físicas do tipo precedente, Escorpião: bem pequeno, bem escuro, traços cavados, olhar de laser brilhando com uma luminosidade metálica. Não só a aparência física, mas também, ao que parece, o comportamento também. E então?

Um dos meus amigos, nascido com o Sol em Leão, era o homem mais tímido, mais discreto, mais sentimental e mais passivo que conheci: mais Caranguejo -Caranguejo que outra coisa, e acabou sendo ludibriado por uma Leonina de verdade. Então, por que nasceu Leão?

Afinal, essas diferenças explicam-se na astrologia cármica: o signo que precede o Ascendente (portanto, na casa 12) indica as circunstâncias, os sentimentos, a profissão, o país e os actos, bastante recentes, que marcaram a pessoa na sua vida imediatamente anterior; não é de espantar que lhe fique uma forte impregnação disso tudo na actual encarnação.

Na primeira parte da vida, a pessoa ainda não se desligou bem dos seus hábitos cármicos; por vezes, mesmo, ele não se desliga de modo algum, ou porque não quer, ou porque não sente força para tanto. Funciona durante toda esta vida como na precedente, segundo esquemas hoje obsoletos, que ainda lhe estão colados à pele! Daí essa persistência dos traços de carácter do signo anterior.

O que vale para a casa 12 e para o Ascendente vale também para a casa que precede o Sol. Acontece, em astrologia, quando se ignora a hora do nascimento, tomar o Sol como Ascendente. A casa precedente é, então, a casa 12 "solar". Mas trabalhar assim é tremendamente resvaladiço.

Este sistema dá resultados interessantes, sobretudo quando é empregado em "casas derivadas". Exemplo: para ter uma ideia do pai de um consulente, tomo o Sol como ponto de partida, e conto as casas a partir desse Sol: a 1° indica a personalidade do pai, a 2, a dos seus bens, etc.

Os astrólogos reencarnacionistas têm boas razões para pensar que o Sol, assim como o Ascendente, progride de vida em vida, no sentido dos signos do Zodíaco. Estes últimos são como portas, pelas quais passamos, uma após a outra.

Assim, aqueles que nascem, por exemplo, com o Ascendente Áries / Carneiro (ou o Sol), viveram uma experiência precedente marcada por Peixes. Seriam eles marinheiros, doentes hospitalizados, prisioneiros, místicos?. Em todo caso, completam um ciclo de existências para começar um novo. A sua experiência precedente, ao impor-lhes o sofrimento e o confinamento (seja este devido à doença ou a qualquer outra limitação física ou social), consolidou a sua força interior; eles começam, portanto, esse novo ciclo, em Carneiro, com uma imensa sede de liberdade!

Entretanto, parece que, em muitos casos, essa libertação é apenas progressiva: Quem sabe se esses retardatários devem renascer várias vezes com o mesmo Ascendente (ou com o mesmo signo solar) para liquidar a etapa precedente?

Vocês já notaram, suponho, que um bom número de pessoas com Ascendente (ou o Sol) em Touro, cuja agressividade vem mais de Carneiro. Eu próprio reconheço-me ter vivido nesta categoria uma parte considerável da minha vida e, ainda hoje, tenho situações inesperadas de uma certa intensidade e alguma agressividade no comportamento. Tenho o Ascendente em Touro.

Eis aí, bem evidente, a influência de uma casa 12 (solar) em Carneiro. O Touro, portanto, não elimina logo as influências marcianas que regeram as vidas precedentes.

Poderia também causar espanto encontrar tantos grandes trabalhadores com o Ascendente Gémeos (ou o Sol): mas é que eles conservaram hábitos laboriosos de seu passado taurino. Com bastante frequência são menos “light” do que faz prever a descrição do tipo Gémeos. Também me incluo nesta categoria com o meu Sol em Gémeos, na casa I. Sempre fui um trabalhador compulsivo, além de ter uma grande resistência física, que, com a idade, se está a esbater.

Certamente muitos alunos recordam-se da avalanche de textos e informações enviadas, ao longo dos meses. O que eles não viram foram os dias, semanas e meses em que estive agarrado ao computador a trabalhar, escrevendo esses textos. Isso permitiu-me juntar imenso material, que desembocou na criação do site «Escola de astrologia Nova-Lis», anos depois. Se eu fosse um típico Gémeos, escreveria um apontamento ocasionalmente e seria tudo muito “clean”. Pois não, o que parece funcionar realmente é o signo anterior, que é o de Touro, tendo por outro lado, o meu ascendente também aí. Este próprio texto é um exemplo disso: escolhi trabalhá-lo e com intensidade. Alguém tirará proveito disso. Espero eu!

As pessoas do Ascendente Câncer / Caranguejo (ou o Sol) são muito mercurianas: lêem, escrevem, agitam-se e tagarelam como os Gémeos, quando o seu Mercúrio se espalha numa chuva de gotas brilhantes. Nos meios editoriais, onde trabalho, notei vários Caranguejo e Ascendente Caranguejo que me pareceram muito felizes nesse meio que, no entanto, é tipicamente mercuriano e geminiano.

De um Ascendente Leão (ou o Sol), espera-se uma personalidade que se afirma com vigor. Ora, não é raro encontrar, nessa savana, pessoas bastante menos vigorosas, que preferem demonstrar vigor e assertividade diante das pessoas, para poderem esconder as suas patas de argila. A casa 12 em Caranguejo é, por vezes, de tal maneira influente, que só se vê um ser sensível, emotivo, terno, agarrado com unhas e dentes ao status quo familiar. E não tendo coragem alguma para enfrentar as mutações afectivas que se imporiam.

O Ascendente Virgem (ou o Sol), em compensação, dá pessoas mais seguras, mais autoritárias do que anuncia o signo. Virgem designa simbolicamente o "colaborador dedicado", personagem eficaz, discreto, mas sem muito brilho. Em princípio, os Ascendentes Virgem têm por trás de si um passado anterior no qual abusaram do poder. O que lhes trouxe bastante transtorno! Assim, desconfiam das honras, da glória e de tudo o que chama muito a atenção. Entretanto, mesmo tendo escolhido a humildade para esta encarnação, essas pessoas de Virgem (Sol ou Ascendente) ainda têm bastantes reflexos leoninos. A sua casa 12 indica uma posição social brilhante na vida imediatamente anterior, uma educação aristocrática e refinada, da qual ainda permanecem traços.

O Ascendente (ou o Sol) Libra / Balança muitas vezes dá às pessoas uma juventude tímida; eles têm muito mais dificuldade de se afirmar do que os Virgem ainda leoninos. Foram eles que herdaram inibições virginianas! Muitas vezes o seu sucesso é tardio; precisam de tempo para conseguir livrar-se da lentidão, dos escrúpulos e das tendências críticas de Virgem.

Entre as pessoas do Ascendente Escorpião (ou o Sol), bem poucos encontram o equilíbrio afectivo e conjugal. A casa 12 em Balança permite adivinhar grandes problemas dessa ordem na vida precedente, fazendo com que as pessoas hesitem em dar totalmente o coração. Esses traumatismos ou dívidas antigas prolongam-se hoje, por vezes numa dificuldade ou impossibilidade de ter filhos, no caso das mulheres. E, no caso dos homens, uma infalível insatisfação na vida conjugal. Acontece também destes Ascendentes Escorpião renunciarem às alegrias amorosas, tal o traumatismo que ainda lhes provocam seus dissabores anteriores. Difíceis relações cármicas com a vida amorosa obscurecida por bastantes dívidas cármicas!

Notei também que os homens desse Ascendente Escorpião tinham problemas nas suas relações com o dinheiro. Culpabilizando-se quando a despesa não é perfeitamente justificada, podem ser bastante avaros com o dinheiro e, ao mesmo tempo, lançar-se em enormes e irresponsáveis despesas! É que o dinheiro, ligado a Vénus, símbolo do poder financeiro, e também ligado ao sexo foi, em várias circunstâncias, muito mal utilizado por eles na vida precedente. Outrora muito egoístas, não gastaram esse dinheiro para servir a justiça social. A hesitação em abrir a bolsa é mais sensível nos homens do que nas mulheres. Tudo isso vale também para o Sol em Escorpião: difíceis relações cármicas com o dinheiro, obscurecida por bastantes dívidas cármicas!

As pessoas de Sagitário no Ascendente (ou o Sol) não deveriam apresentar outras características que não satisfação e alegria de viver. Ora, muitas vezes têm problemas de depressão, de humores sombrios, mais escorpiónicos do que sagitarianos. O seu senso crítico, totalmente diferente do entusiasmo jupiteriano, mina na sua fé, na sua confiança na vida e neles mesmos. São, no entanto, atraídos pelo mistério, pelo ocultismo. Mas, em muitos casos, desconfiam dessas coisas, pois tiveram anteriormente experiências muito penosas nesses campos. Adoptam, então, uma posição de racionalismo: não querem mais correr o risco de se entregar de corpo e alma a um mago negro. Os únicos Sagitários de verdade são, em minha opinião, aqueles que têm Júpiter no Ascendente, em conjunção com o Sol.

As pessoas com Ascendente Capricórnio (ou o Sol) surpreendem pelo seu entusiasmo, pela sua audácia conquistadora, o seu espírito de empreendimento. Por vezes, mesmo, o seu amor pela brincadeira franca faz pensar que nos enganamos de Ascendente! Eles têm muito mais de Sagitário do que do austero Saturno, e muitas vezes estão bem longe do Capricórnio típico. Mesma observação para o Sol, que não dá necessariamente nativos austeros e frios. Tendo tido muitas farras em suas vidas anteriores, dissipando-se em aventuras pelo mundo inteiro, as pessoas sentem, é verdade, a necessidade de disciplina rigorosa que caracteriza o Capricórnio. Em certos casos, realmente, eles começam a se organizar desde esta vida. Mas em outros, o gosto pela farra ainda não se extinguiu; a atracção pelas aventuras reaparece, sobretudo na primeira parte da vida.

Em compensação, reencontram-se muito mais traços capricornianos nas pessoas com Ascendente Aquário (ou o Sol nesse signo). Saturno, regente de Capricórnio, ainda está exaltado em Aquário: o que leva, portanto, a várias vidas seguidas, onde o planeta representa um papel preponderante. A falta de calor é surpreendente entre esses nativos: inteligentes, amistosos, são mais generosos racionalmente do que afectivamente. Oferecem uma curiosa mistura de egoísmo gelado e de amizade fiel. A adaptação às técnicas de vanguarda não impede, neles, o apego às mais antigas tradições familiares.

Por fim, as pessoas Ascendente Peixes (ou o Sol) manifestam por vezes um carácter anárquico e revoltado, que vem dos hábitos de Aquário. A esse signo do Ar, que não tem os pés na Terra, assim como aos Peixes, que simplesmente não têm pés, só nos resta desejar um cônjuge que lhe imporá o seu senso prático. A recusa dos limites, que caracteriza ao mesmo tempo Aquário e Peixes, torna-lhes difícil a perseverança em qualquer contrato social. Saturno já era regente do seu período Capricórnio, no ciclo anterior. No entanto, herdaram de Aquário uma grande generosidade nas concepções. Com muita frequência, a sua vida anterior precedente foi marcada por rupturas violentas, revoluções, aventuras movimentadas em nome de ideologias de vanguarda. Assim, muitos deles preferem, desta vez, uma vida mais calma: perderam o gosto dos confrontos violentos.

Nem sempre se muda de Ascendente ou de signo solar, de uma vida para outra: e certos exemplos mostram mesmo que a ordem de sucessão dos Ascendentes de uma vida para a outra não segue necessariamente a ordem dos signos. Pode-se supor que, quando uma entidade não completou o programa que corresponde a um signo, ali se reencarna de novo (parece ser este o caso de pessoas que as datas de reencarnação reconduzem ao mesmo mês, ou ao mesmo dia do mesmo mês. Em suma, "repetimos o ano" das estrelas quando somos reprovados no exame cósmico!

Clicar para aceder: Parte 1 - Parte 2 (é este texto) - Parte 3

.Muiro obrigado.

16 comentários:

Luciana Freitas disse...
30 de janeiro de 2011 às 15:15  

Olá Antonio

Esse texto me deu mais clareamentos em relação ao meu mapa, muito interessante.
Entendi certas ansias minhas....
tenho uma sede de liberdade nessa existência (o meu Sol está em Aries), mas ainda não usufruo dela por completo e tenho meu ascendente em capricórnio, sou bastante comprometida em meus afazeres profissionais e tenho metas sendo alcançadas.
Vendo por essa analise, então eu em vidas passadas poderia ter sido aprisionada em algum momento apesar de ter também uma natureza de querer usufruir da vida, poderia até ter sido presa por ter ou querer usufruir muito da vida...
interessante pois em uma das minhas regressões que fiz a anos atrás, vi que fui presa por querer ter ajudado amigos de um grupo.
Poderia ser que queríamos liberdade de algo (idéias, comportamentos, etc.) e por isso fui presa...
bom, escrevi um breve relato, pois a sua analise está em concordância com algumas experiências minhas, gostaria até, se possível, ter alguma consulta com vc, gostei muito mesmo do texto. Obrigada

Astrid Annabelle disse...
30 de janeiro de 2011 às 16:02  

Uma aula maravilhosa!
Como a net voltou quero deixar registrado neste post igualmente o meu encantamento...
Um beijo MUITO AGRADECIDO.
Astrid Annabelle

Adelaide Figueiredo disse...
30 de janeiro de 2011 às 16:41  

António,

Gostei muito de tudo o que escreveu. o que disse sobre a casa 12 é bem certo para mim. Apenas posso dizer que agarro o Sol, que não é muito forte, para tentar subir mais um degrau.

Abraço

Adelaide

Leila Brasil disse...
30 de janeiro de 2011 às 23:05  

Muito proveitoso ter lido o texto ( muitíssimo) e começado a pensar no assunto das experiências precedentes . Sempre tive um pouco de dificuldade de entender a casa 12 e ir mais fundo nos seus assuntos sem me perder ( sou netunianamente muito oceânica,rs) ,mas uma coisa recorrente que me passava , não sei se por "Hermes" pousar minha lira ali, era a de ser um grande portal .
Tento escrever muito sobre essa questão por que sinto que ali, e descobrindo o porque dessa impressão, eu vou conseguir reconciliar com os meus inimigos secretos . Isto é profundíssimo, e nem sei traduzir direito .

Ao ler a lição me veio a ideía de conciliação muito forte, plenamente, talvez, justificada tendo o sol e asc em escorpião a minha 12 ser de libra

Vou para a parte 3

Unknown disse...
31 de janeiro de 2011 às 17:34  

Universo
Astrid
Adelaide
Leila

Até me esqueci de vir aqui agradecer os vossos comentários que me deixaram muito feliz.

Grande abraço

António

Filomena Nunes disse...
1 de fevereiro de 2011 às 18:00  

Viva António Rosa,

Estou um tanto atrasada na leitura destas aulas maravilhosas!! O que eu amo saber mais e mais.. sou insaciável! É um prazer indescritível..

A minha casa 12 abre com Câncer e contém Úrano(directo)em Leão quadratura ao Sol em Touro na 9 e Quíncôncio a Saturno na 5.

Já li bons livros dedicados a este tema em particular (Úrano na 12). Nenhum me satisfez relativamente ao "sufoco" com que vivi quase 40 anos da minha vida. Desde o meu pai me ter privado da tão ansiada liberdade (aos 17 anos não me deixava ir a um café com as amigas..) até ao ponto de eu me ter auto-imposto o "sacrifício" de deixar o meu trabalho (símbolo da liberdade adquirida) para me dedicar aos meus filhos, à casa, ao marido.

Só a aprendizagem da astrologia e a prática da meditação me apaziguaram... e, o Sol em Touro trígono a Saturno em Capricórnio permitiram-me aguentar estóicamente!!

Hoje sou "outra pessoa". Uma Fénix das cinzas renascida.. Graças a Deus.

Um abraço e muito obrigada.

Filomena

Mago Arcanus disse...
26 de março de 2012 às 02:45  

olá Antônio,estou gostando muito de estudar o que escreves,sou capricórniano,mais me idêntifico muito com meu ascendente sagitário.Abração e parabéns!!!

Anónimo disse...
3 de outubro de 2012 às 06:30  

Olá, boa noite (boa madrugada), primeiramente adorei os detalhes de seu blog. Gostaria muito, se puder, que responda minha pergunta. Sou de virgem, com asc. sagitário, lua em aquario. No entando não me identifico com o asc sagitário, sou super discreta observadora e até misteriosa. Aparentemente lembro sim, sagitario, por ser ruiva, aspecto avermelhado, sorriso chamativo e cabelos fartos. Gostaria de saber o quanto a minha casa 12 em escorpião, localizada, se não me engano a apenas 4 graus, influencia no meu ascendente, ja que sempre tive esses exatos problemas descritos para uma pessoa q tem asc. sagitario (mau humor, ironia, depressão, etc), sem contar que pela minha timidez virginiana, em nada me assemelho ao meu asc. sagitario, nem de longe... talvez somente pela aparencia. mas talvez nem tanto tbm, pois sou baixa, magra, caracteristicas de escorpião nao de sagitario (alto, forte) né

Anónimo disse...
3 de outubro de 2012 às 06:39  

Ah, outra coisa que gostaria de esclarecer, vc disse ali sobre os sagitarianos de verdade e eu.. bem eu tenho uma quadratura sol x ascendente!! sem contar marte gemeos em oposição ao asc tb. com base nisso me informe por favor as informações, pois estou precisando de ajuda para entende melhor meu mapa astral. Sou a mesma autora da pergunta anterior, sobre o asc. em sagitario e casa 12 em escorpião. Desde já agradeço, abçs, Laila.

Fernando disse...
24 de novembro de 2014 às 15:31  

Olá, Muito boa esta aula. Mas chamar os peixinhos do signo de peixes de "duas sardinhas' foi demais para mim...rssssssss. Outra, tô frito então, sou peixes com ascendente aquarius. Como ficarei aqui??

Ingrid disse...
19 de novembro de 2015 às 02:03  

Meu Deus! Isso é muito esclarecedor. Tenho ascendente em touro e normalmente os sites me definem como "calma" e de calma não tenho nada, sou bem séria e estressada. Mas sobre as outras características sou totalmente touro no ascendente. Agora fazendo uma análise sobre todas as pessoas que eu fiz o mapa e fiquei meio duvidosa em relação ao ascendente, consegui entender porque muitas parecem ser do signo anterior ao ascendente. E sobre meu sol: sagitário, eu sou muito sagitariana, mas me sinto um pouco escopiana (talvez pq meu sol e mais alguns planetas estão nessa casa e escorpião é meu segundo elemento no mapa, talvez).

Ingrid disse...
19 de novembro de 2015 às 02:06  

E sobre ser sagitariana "de verdade", tenho Júpiter na casa do ascendente retrógrado (assim como Saturno), mas não em oposição com o sol.

Kelt Misbeliever disse...
8 de janeiro de 2016 às 12:06  

Também tenho sol em gêmeos e ascendente em touro kkk

Anónimo disse...
28 de fevereiro de 2016 às 14:07  

Tenho Vênus, Mercúrio e Júpiter na casa 12 e em escorpião
Meu sol e asc também são escorpião
Socorro!

Um pouco de muito disse...
6 de janeiro de 2017 às 04:35  
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
28 de junho de 2018 às 20:32  

Olá,gratidão pelas informações foi bem esclarecedor.

Tenho ascendente em touro (casa 12) com cuspide em gemeos (casa 01).

Estou buscando entender esses dados.

30 de janeiro de 2011

Astrologia Cármica e as Casas nos mapas - Apontamentos para aula - nº 2

[Texto © António Rosa, 2004, 2007, 2011]

Devido à sua extensão, este artigo foi dividido em 3 partes/posts.
Clicar para aceder: Parte 1 - Parte 2 (é este texto) - Parte 3
Estão autorizados a levar o texto para efeitos de estudo.

A CASA 12

A atenção dos astrólogos tem-se fixado nesta casa. Com toda a certeza, é a mais "esotérica" das casas. Parece descrever a mais recente encarnação terrestre, ou pelo menos a mais marcante, das últimas vidas. Talvez não a vida imediatamente anterior, se esta tiver sido muito curta, ou apenas vivida como feto, ou sem rasgos: constatou-se que essas vidas de crianças mortas em idade muito tenra, ou nascidas mortas deixam por vezes poucos traços na memória da entidade, e no seu tema. Digamos que a casa 12 marca certamente a última experiência terrestre significativa.

Entre muitos astrólogos reencarnacionistas estudam-se os temas de mortos que precederam, por exemplo, casos de reencarnação quase imediata na mesma família. É um fenómeno que não é raro. Numa casa 12, o signo na cúspide, ou ponta, os planetas aí localizados, a sua situação celeste, seus aspectos, tudo fornece precisões sobre a vida anterior precedente. Uma casa 12 pode estar vazia de planetas. Mas se olharmos para o regente do signo situado na cúspide dessa casa, as coisas esclarecem-se.

A casa 12 tem o mesmo simbolismo do signo de Peixes. Este é regido por Neptuno, planeta da dissolução. Assim, nesta casa, os planetas indicam um desejo de dissolução dos laços cármicos, dos vínculos que ainda atavam a pessoa a este mundo. O signo é representado por duas pequenas sardinhas atadas, em sentido contrário, por um fio muito curto: não é preciso dizer que no signo - assim como na casa - enfrentam-se entraves de todos os tipos. Se esses entraves são aceites corajosamente, segue-se uma libertação: desemboca-se então no grande fogo irresistível de Carneiro, o grande salto para adiante, que nenhum freio consegue mais suster.

Notem também que a casa 12 é a dos inimigos secretos: os nossos piores e mais secretos inimigos não são os nossos defeitos? Ela é considerada como a prisão ou o hospital do mapa. No plano cármico, é bem um e outro: ali se curam as doenças espirituais e se "purgam" as penas. A casa 12 também diz respeito aos pés, às patas, aos sapatos - tudo o que permite avançar. Pode-se extrapolar no plano cármico e deduzir que essa é a casa que nos permitirá ir ainda mais longe, andar na Lua, ou tomar emprestado um raio de Sol como degrau de uma escada.

Há frequentemente dois, ou mesmo três signos na casa 12. Esses signos múltiplos podem estar relacionados com várias vidas, ou então ainda com a mesma, vista sob duas ou três iluminações diferentes.

Nunca se deve esquecer que a pessoa evolui, por sua liberdade e seu desejo de progresso. É o conhecido livre-arbítrio. Entre o Ascendente na hora do nascimento (portanto a casa 12 natal) e o Ascendente na hora da morte, todo um caminho pode ter sido percorrido ou, ao contrário, uma nova dívida cármica pode ter sido acrescentada às precedentes!

O Ascendente na hora da morte, e a casa 12 anterior marcam a posição e definem a próxima encarnação. Mas alguns atribuem também essa possibilidade à casa 8, que veremos mais adiante. Afinal, conhecemos muito mal as leis certamente precisas - que regem as nossas permanências nos diferentes planos do cosmos.

Os iniciados atlantes, depois os egípcios e os celtas, conheceram-nas, assim como, ainda hoje, certos monges tibetanos, mas tratam-se de conhecimentos de alta iniciação, reservados apenas a alguns sábios.

Nestes tempos em que a Nova Energia desce sob o nosso planeta, muitas dessas informações já estão ao alcance da maioria, mas ainda continua a ser uma incógnita o real funcionamento das leis do universo. Seria preciso poder comparar as casas 12 do nascimento, da morte e do renascimento. Apesar das muitas canalizações existentes sobre a vida nos outros planos, ou vida multidimensional, o certo é que ninguém nos explicou de forma básica, do género: 1 + 1 = x. Todos nós (eu incluído), que escrevemos sobre estas coisas,  apenas supomos como seja o tal funcionamento. Mas efectivamente, não sabemos ao certo. Este é um dos muitos motivos porque em 2005 escolhi «não ser terapeuta» e apenas tentar fazer alguma astrologia. Mas isso é outra conversa.

No tema de qualquer pessoa, a casa 12, sobretudo se está carregada, ocasiona provações específicas, às quais não pode subtrair-se: porque ele mesmo as escolheu, antes de aceitar uma nova encarnação.

Ao tomar conhecimento desse dado, a pessoa muitas vezes o intui de maneira muito nítida: Diz "que é assim, que não há nada a fazer", ou ainda "que o vinho está servido, e é preciso bebê-lo". Sente que deve passar por tudo aquilo. Sabe-se cativo; o que nem sempre sabe (e que os astrólogos poderão dizer-lhe), é que escolheu livremente as provações significadas por esta casa 12. Mas podem libertar-se desse sofrimento. Basta quererem.

Escolheu livremente a sua prisão, com um objectivo de progresso espiritual. Se aceitar essa ideia, a sua dor e a sua angústia poderão ser consideravelmente aliviadas. Em todo caso, tem o poder de se evadir dessa prisão material pela meditação, pela oração e pela imaginação. Pelo livre-arbítrio.

A saída involuntária do corpo físico durante o sono dá uma trégua e um alívio às desgraças terrestres. É também por isso - penso eu -, que a Natureza previu o sono! Quanto às técnicas voluntárias de saída para o astral, também não são "anormais": transe e desdobramento são do conhecimento dos iniciados desde sempre (era mesmo assim que se praticava a anestesia necessária às operações cirurgias no antigo Egipto).

A aptidão para o sonho, para a prece, para a meditação, para a cura pelo pensamento e pela luz e para sair do corpo físico é extremamente desenvolvida nos proprietários de casas 12 densamente habitadas. É certo que todos eles têm infelicidades, mas também, em contrapartida, têm grandes poderes.

Essas pessoas muito marcadas pela casa 12, se tiverem escolhido uma encarnação de expiação e de sacrifício, têm, mais do que ninguém, o coração aberto à compaixão. O espírito dessa casa é o de saber inclinar-se com bondade sobre os sofrimentos dos outros.

Entretanto, se há muitos planetas retrógrados e mal aspectados, eles tendem a fugir do sofrimento: conheceram-no numa vida anterior, fugiram dele, ou aceitaram-no mal. São tentados, então, nesta vida, a fugir novamente dele. Este sofrimento, no entanto, parece necessário à liquidação das suas dívidas, e eles devem enfrentá-lo. Eis porque escolheram provações que desta vez são inevitáveis!

INFLUÊNCIA DA CASA 12 SOBRE O ASCENDENTE

Tenho notado que muitas das pessoas à minha volta, das quais tenho o mapa natal, respondem mais ao signo imediatamente anterior ao do Ascendente, do que ao próprio Ascendente. Evidentemente, pode-se invocar a precessão dos equinócios, que acarreta actualmente uma desfasagem de 23° a 24° para a nossa época. Isto dá, efectivamente, um signo de diferença, e explica que as pessoas de um signo ainda sintam a influência da constelação anterior. Mas o ayanamsa não explica tudo.

Um de meus antigos consulentes, que tem o Ascendente a 25° de Sagitário, portanto perfeitamente no signo (menos 23° do ayanamsa, assim mesmo, dá para ele ainda 2° Sagitário!), tem todas as aparências físicas do tipo precedente, Escorpião: bem pequeno, bem escuro, traços cavados, olhar de laser brilhando com uma luminosidade metálica. Não só a aparência física, mas também, ao que parece, o comportamento também. E então?

Um dos meus amigos, nascido com o Sol em Leão, era o homem mais tímido, mais discreto, mais sentimental e mais passivo que conheci: mais Caranguejo -Caranguejo que outra coisa, e acabou sendo ludibriado por uma Leonina de verdade. Então, por que nasceu Leão?

Afinal, essas diferenças explicam-se na astrologia cármica: o signo que precede o Ascendente (portanto, na casa 12) indica as circunstâncias, os sentimentos, a profissão, o país e os actos, bastante recentes, que marcaram a pessoa na sua vida imediatamente anterior; não é de espantar que lhe fique uma forte impregnação disso tudo na actual encarnação.

Na primeira parte da vida, a pessoa ainda não se desligou bem dos seus hábitos cármicos; por vezes, mesmo, ele não se desliga de modo algum, ou porque não quer, ou porque não sente força para tanto. Funciona durante toda esta vida como na precedente, segundo esquemas hoje obsoletos, que ainda lhe estão colados à pele! Daí essa persistência dos traços de carácter do signo anterior.

O que vale para a casa 12 e para o Ascendente vale também para a casa que precede o Sol. Acontece, em astrologia, quando se ignora a hora do nascimento, tomar o Sol como Ascendente. A casa precedente é, então, a casa 12 "solar". Mas trabalhar assim é tremendamente resvaladiço.

Este sistema dá resultados interessantes, sobretudo quando é empregado em "casas derivadas". Exemplo: para ter uma ideia do pai de um consulente, tomo o Sol como ponto de partida, e conto as casas a partir desse Sol: a 1° indica a personalidade do pai, a 2, a dos seus bens, etc.

Os astrólogos reencarnacionistas têm boas razões para pensar que o Sol, assim como o Ascendente, progride de vida em vida, no sentido dos signos do Zodíaco. Estes últimos são como portas, pelas quais passamos, uma após a outra.

Assim, aqueles que nascem, por exemplo, com o Ascendente Áries / Carneiro (ou o Sol), viveram uma experiência precedente marcada por Peixes. Seriam eles marinheiros, doentes hospitalizados, prisioneiros, místicos?. Em todo caso, completam um ciclo de existências para começar um novo. A sua experiência precedente, ao impor-lhes o sofrimento e o confinamento (seja este devido à doença ou a qualquer outra limitação física ou social), consolidou a sua força interior; eles começam, portanto, esse novo ciclo, em Carneiro, com uma imensa sede de liberdade!

Entretanto, parece que, em muitos casos, essa libertação é apenas progressiva: Quem sabe se esses retardatários devem renascer várias vezes com o mesmo Ascendente (ou com o mesmo signo solar) para liquidar a etapa precedente?

Vocês já notaram, suponho, que um bom número de pessoas com Ascendente (ou o Sol) em Touro, cuja agressividade vem mais de Carneiro. Eu próprio reconheço-me ter vivido nesta categoria uma parte considerável da minha vida e, ainda hoje, tenho situações inesperadas de uma certa intensidade e alguma agressividade no comportamento. Tenho o Ascendente em Touro.

Eis aí, bem evidente, a influência de uma casa 12 (solar) em Carneiro. O Touro, portanto, não elimina logo as influências marcianas que regeram as vidas precedentes.

Poderia também causar espanto encontrar tantos grandes trabalhadores com o Ascendente Gémeos (ou o Sol): mas é que eles conservaram hábitos laboriosos de seu passado taurino. Com bastante frequência são menos “light” do que faz prever a descrição do tipo Gémeos. Também me incluo nesta categoria com o meu Sol em Gémeos, na casa I. Sempre fui um trabalhador compulsivo, além de ter uma grande resistência física, que, com a idade, se está a esbater.

Certamente muitos alunos recordam-se da avalanche de textos e informações enviadas, ao longo dos meses. O que eles não viram foram os dias, semanas e meses em que estive agarrado ao computador a trabalhar, escrevendo esses textos. Isso permitiu-me juntar imenso material, que desembocou na criação do site «Escola de astrologia Nova-Lis», anos depois. Se eu fosse um típico Gémeos, escreveria um apontamento ocasionalmente e seria tudo muito “clean”. Pois não, o que parece funcionar realmente é o signo anterior, que é o de Touro, tendo por outro lado, o meu ascendente também aí. Este próprio texto é um exemplo disso: escolhi trabalhá-lo e com intensidade. Alguém tirará proveito disso. Espero eu!

As pessoas do Ascendente Câncer / Caranguejo (ou o Sol) são muito mercurianas: lêem, escrevem, agitam-se e tagarelam como os Gémeos, quando o seu Mercúrio se espalha numa chuva de gotas brilhantes. Nos meios editoriais, onde trabalho, notei vários Caranguejo e Ascendente Caranguejo que me pareceram muito felizes nesse meio que, no entanto, é tipicamente mercuriano e geminiano.

De um Ascendente Leão (ou o Sol), espera-se uma personalidade que se afirma com vigor. Ora, não é raro encontrar, nessa savana, pessoas bastante menos vigorosas, que preferem demonstrar vigor e assertividade diante das pessoas, para poderem esconder as suas patas de argila. A casa 12 em Caranguejo é, por vezes, de tal maneira influente, que só se vê um ser sensível, emotivo, terno, agarrado com unhas e dentes ao status quo familiar. E não tendo coragem alguma para enfrentar as mutações afectivas que se imporiam.

O Ascendente Virgem (ou o Sol), em compensação, dá pessoas mais seguras, mais autoritárias do que anuncia o signo. Virgem designa simbolicamente o "colaborador dedicado", personagem eficaz, discreto, mas sem muito brilho. Em princípio, os Ascendentes Virgem têm por trás de si um passado anterior no qual abusaram do poder. O que lhes trouxe bastante transtorno! Assim, desconfiam das honras, da glória e de tudo o que chama muito a atenção. Entretanto, mesmo tendo escolhido a humildade para esta encarnação, essas pessoas de Virgem (Sol ou Ascendente) ainda têm bastantes reflexos leoninos. A sua casa 12 indica uma posição social brilhante na vida imediatamente anterior, uma educação aristocrática e refinada, da qual ainda permanecem traços.

O Ascendente (ou o Sol) Libra / Balança muitas vezes dá às pessoas uma juventude tímida; eles têm muito mais dificuldade de se afirmar do que os Virgem ainda leoninos. Foram eles que herdaram inibições virginianas! Muitas vezes o seu sucesso é tardio; precisam de tempo para conseguir livrar-se da lentidão, dos escrúpulos e das tendências críticas de Virgem.

Entre as pessoas do Ascendente Escorpião (ou o Sol), bem poucos encontram o equilíbrio afectivo e conjugal. A casa 12 em Balança permite adivinhar grandes problemas dessa ordem na vida precedente, fazendo com que as pessoas hesitem em dar totalmente o coração. Esses traumatismos ou dívidas antigas prolongam-se hoje, por vezes numa dificuldade ou impossibilidade de ter filhos, no caso das mulheres. E, no caso dos homens, uma infalível insatisfação na vida conjugal. Acontece também destes Ascendentes Escorpião renunciarem às alegrias amorosas, tal o traumatismo que ainda lhes provocam seus dissabores anteriores. Difíceis relações cármicas com a vida amorosa obscurecida por bastantes dívidas cármicas!

Notei também que os homens desse Ascendente Escorpião tinham problemas nas suas relações com o dinheiro. Culpabilizando-se quando a despesa não é perfeitamente justificada, podem ser bastante avaros com o dinheiro e, ao mesmo tempo, lançar-se em enormes e irresponsáveis despesas! É que o dinheiro, ligado a Vénus, símbolo do poder financeiro, e também ligado ao sexo foi, em várias circunstâncias, muito mal utilizado por eles na vida precedente. Outrora muito egoístas, não gastaram esse dinheiro para servir a justiça social. A hesitação em abrir a bolsa é mais sensível nos homens do que nas mulheres. Tudo isso vale também para o Sol em Escorpião: difíceis relações cármicas com o dinheiro, obscurecida por bastantes dívidas cármicas!

As pessoas de Sagitário no Ascendente (ou o Sol) não deveriam apresentar outras características que não satisfação e alegria de viver. Ora, muitas vezes têm problemas de depressão, de humores sombrios, mais escorpiónicos do que sagitarianos. O seu senso crítico, totalmente diferente do entusiasmo jupiteriano, mina na sua fé, na sua confiança na vida e neles mesmos. São, no entanto, atraídos pelo mistério, pelo ocultismo. Mas, em muitos casos, desconfiam dessas coisas, pois tiveram anteriormente experiências muito penosas nesses campos. Adoptam, então, uma posição de racionalismo: não querem mais correr o risco de se entregar de corpo e alma a um mago negro. Os únicos Sagitários de verdade são, em minha opinião, aqueles que têm Júpiter no Ascendente, em conjunção com o Sol.

As pessoas com Ascendente Capricórnio (ou o Sol) surpreendem pelo seu entusiasmo, pela sua audácia conquistadora, o seu espírito de empreendimento. Por vezes, mesmo, o seu amor pela brincadeira franca faz pensar que nos enganamos de Ascendente! Eles têm muito mais de Sagitário do que do austero Saturno, e muitas vezes estão bem longe do Capricórnio típico. Mesma observação para o Sol, que não dá necessariamente nativos austeros e frios. Tendo tido muitas farras em suas vidas anteriores, dissipando-se em aventuras pelo mundo inteiro, as pessoas sentem, é verdade, a necessidade de disciplina rigorosa que caracteriza o Capricórnio. Em certos casos, realmente, eles começam a se organizar desde esta vida. Mas em outros, o gosto pela farra ainda não se extinguiu; a atracção pelas aventuras reaparece, sobretudo na primeira parte da vida.

Em compensação, reencontram-se muito mais traços capricornianos nas pessoas com Ascendente Aquário (ou o Sol nesse signo). Saturno, regente de Capricórnio, ainda está exaltado em Aquário: o que leva, portanto, a várias vidas seguidas, onde o planeta representa um papel preponderante. A falta de calor é surpreendente entre esses nativos: inteligentes, amistosos, são mais generosos racionalmente do que afectivamente. Oferecem uma curiosa mistura de egoísmo gelado e de amizade fiel. A adaptação às técnicas de vanguarda não impede, neles, o apego às mais antigas tradições familiares.

Por fim, as pessoas Ascendente Peixes (ou o Sol) manifestam por vezes um carácter anárquico e revoltado, que vem dos hábitos de Aquário. A esse signo do Ar, que não tem os pés na Terra, assim como aos Peixes, que simplesmente não têm pés, só nos resta desejar um cônjuge que lhe imporá o seu senso prático. A recusa dos limites, que caracteriza ao mesmo tempo Aquário e Peixes, torna-lhes difícil a perseverança em qualquer contrato social. Saturno já era regente do seu período Capricórnio, no ciclo anterior. No entanto, herdaram de Aquário uma grande generosidade nas concepções. Com muita frequência, a sua vida anterior precedente foi marcada por rupturas violentas, revoluções, aventuras movimentadas em nome de ideologias de vanguarda. Assim, muitos deles preferem, desta vez, uma vida mais calma: perderam o gosto dos confrontos violentos.

Nem sempre se muda de Ascendente ou de signo solar, de uma vida para outra: e certos exemplos mostram mesmo que a ordem de sucessão dos Ascendentes de uma vida para a outra não segue necessariamente a ordem dos signos. Pode-se supor que, quando uma entidade não completou o programa que corresponde a um signo, ali se reencarna de novo (parece ser este o caso de pessoas que as datas de reencarnação reconduzem ao mesmo mês, ou ao mesmo dia do mesmo mês. Em suma, "repetimos o ano" das estrelas quando somos reprovados no exame cósmico!

Clicar para aceder: Parte 1 - Parte 2 (é este texto) - Parte 3

.Muiro obrigado.

16 comentários:

Luciana Freitas disse...

Olá Antonio

Esse texto me deu mais clareamentos em relação ao meu mapa, muito interessante.
Entendi certas ansias minhas....
tenho uma sede de liberdade nessa existência (o meu Sol está em Aries), mas ainda não usufruo dela por completo e tenho meu ascendente em capricórnio, sou bastante comprometida em meus afazeres profissionais e tenho metas sendo alcançadas.
Vendo por essa analise, então eu em vidas passadas poderia ter sido aprisionada em algum momento apesar de ter também uma natureza de querer usufruir da vida, poderia até ter sido presa por ter ou querer usufruir muito da vida...
interessante pois em uma das minhas regressões que fiz a anos atrás, vi que fui presa por querer ter ajudado amigos de um grupo.
Poderia ser que queríamos liberdade de algo (idéias, comportamentos, etc.) e por isso fui presa...
bom, escrevi um breve relato, pois a sua analise está em concordância com algumas experiências minhas, gostaria até, se possível, ter alguma consulta com vc, gostei muito mesmo do texto. Obrigada

Astrid Annabelle disse...

Uma aula maravilhosa!
Como a net voltou quero deixar registrado neste post igualmente o meu encantamento...
Um beijo MUITO AGRADECIDO.
Astrid Annabelle

Adelaide Figueiredo disse...

António,

Gostei muito de tudo o que escreveu. o que disse sobre a casa 12 é bem certo para mim. Apenas posso dizer que agarro o Sol, que não é muito forte, para tentar subir mais um degrau.

Abraço

Adelaide

Leila Brasil disse...

Muito proveitoso ter lido o texto ( muitíssimo) e começado a pensar no assunto das experiências precedentes . Sempre tive um pouco de dificuldade de entender a casa 12 e ir mais fundo nos seus assuntos sem me perder ( sou netunianamente muito oceânica,rs) ,mas uma coisa recorrente que me passava , não sei se por "Hermes" pousar minha lira ali, era a de ser um grande portal .
Tento escrever muito sobre essa questão por que sinto que ali, e descobrindo o porque dessa impressão, eu vou conseguir reconciliar com os meus inimigos secretos . Isto é profundíssimo, e nem sei traduzir direito .

Ao ler a lição me veio a ideía de conciliação muito forte, plenamente, talvez, justificada tendo o sol e asc em escorpião a minha 12 ser de libra

Vou para a parte 3

Unknown disse...

Universo
Astrid
Adelaide
Leila

Até me esqueci de vir aqui agradecer os vossos comentários que me deixaram muito feliz.

Grande abraço

António

Filomena Nunes disse...

Viva António Rosa,

Estou um tanto atrasada na leitura destas aulas maravilhosas!! O que eu amo saber mais e mais.. sou insaciável! É um prazer indescritível..

A minha casa 12 abre com Câncer e contém Úrano(directo)em Leão quadratura ao Sol em Touro na 9 e Quíncôncio a Saturno na 5.

Já li bons livros dedicados a este tema em particular (Úrano na 12). Nenhum me satisfez relativamente ao "sufoco" com que vivi quase 40 anos da minha vida. Desde o meu pai me ter privado da tão ansiada liberdade (aos 17 anos não me deixava ir a um café com as amigas..) até ao ponto de eu me ter auto-imposto o "sacrifício" de deixar o meu trabalho (símbolo da liberdade adquirida) para me dedicar aos meus filhos, à casa, ao marido.

Só a aprendizagem da astrologia e a prática da meditação me apaziguaram... e, o Sol em Touro trígono a Saturno em Capricórnio permitiram-me aguentar estóicamente!!

Hoje sou "outra pessoa". Uma Fénix das cinzas renascida.. Graças a Deus.

Um abraço e muito obrigada.

Filomena

Mago Arcanus disse...

olá Antônio,estou gostando muito de estudar o que escreves,sou capricórniano,mais me idêntifico muito com meu ascendente sagitário.Abração e parabéns!!!

Anónimo disse...

Olá, boa noite (boa madrugada), primeiramente adorei os detalhes de seu blog. Gostaria muito, se puder, que responda minha pergunta. Sou de virgem, com asc. sagitário, lua em aquario. No entando não me identifico com o asc sagitário, sou super discreta observadora e até misteriosa. Aparentemente lembro sim, sagitario, por ser ruiva, aspecto avermelhado, sorriso chamativo e cabelos fartos. Gostaria de saber o quanto a minha casa 12 em escorpião, localizada, se não me engano a apenas 4 graus, influencia no meu ascendente, ja que sempre tive esses exatos problemas descritos para uma pessoa q tem asc. sagitario (mau humor, ironia, depressão, etc), sem contar que pela minha timidez virginiana, em nada me assemelho ao meu asc. sagitario, nem de longe... talvez somente pela aparencia. mas talvez nem tanto tbm, pois sou baixa, magra, caracteristicas de escorpião nao de sagitario (alto, forte) né

Anónimo disse...

Ah, outra coisa que gostaria de esclarecer, vc disse ali sobre os sagitarianos de verdade e eu.. bem eu tenho uma quadratura sol x ascendente!! sem contar marte gemeos em oposição ao asc tb. com base nisso me informe por favor as informações, pois estou precisando de ajuda para entende melhor meu mapa astral. Sou a mesma autora da pergunta anterior, sobre o asc. em sagitario e casa 12 em escorpião. Desde já agradeço, abçs, Laila.

Fernando disse...

Olá, Muito boa esta aula. Mas chamar os peixinhos do signo de peixes de "duas sardinhas' foi demais para mim...rssssssss. Outra, tô frito então, sou peixes com ascendente aquarius. Como ficarei aqui??

Ingrid disse...

Meu Deus! Isso é muito esclarecedor. Tenho ascendente em touro e normalmente os sites me definem como "calma" e de calma não tenho nada, sou bem séria e estressada. Mas sobre as outras características sou totalmente touro no ascendente. Agora fazendo uma análise sobre todas as pessoas que eu fiz o mapa e fiquei meio duvidosa em relação ao ascendente, consegui entender porque muitas parecem ser do signo anterior ao ascendente. E sobre meu sol: sagitário, eu sou muito sagitariana, mas me sinto um pouco escopiana (talvez pq meu sol e mais alguns planetas estão nessa casa e escorpião é meu segundo elemento no mapa, talvez).

Ingrid disse...

E sobre ser sagitariana "de verdade", tenho Júpiter na casa do ascendente retrógrado (assim como Saturno), mas não em oposição com o sol.

Kelt Misbeliever disse...

Também tenho sol em gêmeos e ascendente em touro kkk

Anónimo disse...

Tenho Vênus, Mercúrio e Júpiter na casa 12 e em escorpião
Meu sol e asc também são escorpião
Socorro!

Um pouco de muito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá,gratidão pelas informações foi bem esclarecedor.

Tenho ascendente em touro (casa 12) com cuspide em gemeos (casa 01).

Estou buscando entender esses dados.

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates