Fundo-do-Céu em Leão no mapa natal

30 de março de 2009 · 15 comentários

Desde a infância que é o centro das atenções. Destacam-se expressões ansiosamente aguardadas pela família. Claro que este posicionamento obriga a pessoa a obter a aprovação para tudo o que faz. Existe uma subtil dependência. Sente-se “indivíduo” desde muito cedo, mas necessita reafirmar-se como tal. A necessidade de se sentir estável e com um grau de coerência interna, expressa-se através de movimentos e respostas mais ou menos elaboradas. Não aceita facilmente alterações e desordens no seu meio. Prefere que tudo se desenrole em paz e harmonia, cedendo, não manifestando o seu interior.

Quando Saturno transita por Carneiro/Áries no Fundo-do-Céu

29 de março de 2009 · 7 comentários

Carneiro/Áries no Fundo-do-Céu - Indicadores da infância: É uma posição inicial muito delicada. O ser percebe que pode haver alguma animosidade contra ele, através de possíveis maus tratos, invasão, limitação, discórdia, etc. Claro que estamos a falar que uma situação destas desemboca numa real falta de afecto pela criança ou adolescente. Esta pessoa percebe que, basicamente, só possui uma arma para se defender: atacando. Pode sentir-se frágil, mas demonstra o oposto.

Trânsito de Saturno por Carneiro / Áries

Saturno em Carneiro / Áries está na sua «queda», uma posição difícil para qualquer planeta e muito mais, tratando-se do Senhor do Tempo. Assim, as pessoas com o Fundo-do-Céu ocupado por este signo e quando recebe a visita de Saturno, estamos claramente a falar do início de um novo ciclo de experiências, nomeadamente para adquirirem uma maior consciência dos princípios de justiça social e dos direitos alheios. Saturno a transitar neste signo indica uma pessoa forçada pelas circunstâncias a adquirir iniciativa, paciência e autoconfiança para enfrentar as necessidades práticas da vida. Carneiro / Áries representa o impulso inicial de acção, enquanto Saturno representa a lei de causa e efeito que traz de volta as consequências de uma acção.

Aprendizagens maiores sobre estes assuntos: acções impulsivas; a paciência; a necessidade de percepcionar a consequências dos seus actos; moralismo absolutista; dureza autoritária; os conflitos entre o instinto e a razão; perseverança no erro; possível agressividade; a não ser tão defensivo; a não ignorar a necessidade dos outros; a ser mais diplomata e cordial; aprender a não estar tão só.

Este trânsito de Saturno oferece muitas habilidades e as pessoas são capazes de desenvolver novos métodos no seu trabalho. No caso de pessoas muito desenvolvidas, a disciplina associada à iniciativa conduz à criatividade mental, que lhes permite criar novos conceitos nas áreas escolhidas. Einstein, que tinha Mercúrio em conjunção com Saturno em Carneiro, é um bom exemplo dessa característica.

Parabéns, Alan Oken

28 de março de 2009 · 6 comentários

O grande astrólogo americano, Alan Oken, radicado em Portugal desde há algum tempo, faz anos hoje. Parabéns. É uma personalidade conhecida em todo o mundo na área da astrologia. Muitos livros publicados. Consulte o seu site para conhecer a sua biografia. Um dos grandes especialistas em Astrologia Esotérica. Astrólogo, professor, escritor, criador.

No fórum do site da Escola de Astrologia Nova-Lis, o exercício desta semana é este: Análise vocacional: porque escolheu este homem dedicar-se à astrologia?


Alan Oken
28 Março 1944 – 23h10 – New York, NY, USA
Asc: 25º 00’Escorpião


Como funciona o trânsito de uma semiquadratura? É possível que esta seja a primeira capa da Playboy portuguesa?

27 de março de 2009 · 19 comentários

Nas bancas no dia 28 Março 2009: a 1º revista «Playboy» portuguesa com uma tiragem de 100 mil exemplares, custará 3,95 euros, com 95% de conteúdos de produção nacional; a revista terá quatro eixos: Capa, Grande Entrevista (o futebolista Costinha é o primeiro), Playmate (espaço para uma desconhecida - Rute Penedo foi a escolhida para o poster desdobrável) e Vinte Questões (o rapper Pacman) ; Pedro Paixão e Nuno Markl escrevem; Mónica Sofia é a primeira "capa" nacional e terá recebido 30 mil euros de cachê.

Comparem com a primeira capa da Playboy brasileira, que também não é nada de especial:


Semiquadratura: aspecto ou posição de dois astros que distam entre si 45º. As orbes que eu uso no natal e outros mapas: Com o Sol e a Lua – aproximativo 4º30’; separativo 3º. Outros planetas: 3º 30’ – 2º.

Neste trânsito existe uma «desafinação» que se relaciona com uma contradição entre o passado e o futuro. É um trânsito tremendamente dinâmico e rápido. Independentemente da índole dos planetas que estejam a operar, a pessoa sente, em simultâneo, por um lado um certo receio/medo e atracção em relação ao futuro e, por outro lado, a tentação e um certo fastio ou desengano do passado.

Pode dizer-se que o planeta que transita provoca uma ‘tensão’ ou ‘obstáculo’ no funcionamento do planeta natal. Imaginemos uma semi-quadratura de Saturno t a Vénus natal. Habitualmente interpreta-se este trânsito no sentido de entender que Saturno representa a tenção ou obstáculo (contradição) entre a capacidade de amar (Vénus) e a tendência à segurança (Saturno). É uma interpretação viável, possível e certeira.

No entanto, podemos ir mais longe nesta interpretação e introduzir o conceito de «desafinação». Então, como é que Saturno ‘desafinaria’ Vénus? Vamos um pouco mais fundo: como Vénus ‘soaria’ se fosse 'desafinada' por Saturno?

As qualidades e funções (simbologia) de Vénus não deixam de estar presentes, manifestando-se na vida da pessoa. De uma forma desafinada. Um exemplo: a pessoa pode sentir-se muito mais tímida na sua abertura amorosa. Timidez representa bem uma semiquadratura natal entre Vénus e Saturno. O mesmo se aplica aos trânsitos. É uma união desafinada. Outra interpretação possível seria a pessoa ser mesquinha nas questões amorosas. Outra desafinação.

Uma semiquadratura revela sempre uma necessidade da pessoa vencer, por si própria [ou com ajuda de um(a) astrólogo(a) competente], essas desafinações, aprendendo e enfrentando as situações, limpando essas impurezas, com esforço, mas apurando-se, autoconhecendo-se, superando-se e afastando as coisas que não encaixam [desafinação: timidez, mesquinhice, etc.]. É aqui que reside o livre-arbítrio. Ou escolhe superar-se e avançar, ou escolhe afastar-se dominada pela desafinação. É um desafio. Percebe agora porque se diz que é um aspecto desafiante?

A motivação profunda desta atitude estará a ser dada pelo receio/medo e a atracção para entrar e aprofundar uma relação e, também, a tentação de se afastar a toda a velocidade de uma história que receia. É uma escolha.

Lembre-se sempre: uma semiquadratura vem de um sextil (60º) e dirige-se a um semi-sextil (30º). Quem estuda astrologia sabe do que estou a falar.


Estará a perguntar-se sobre esta coisa estranha de um post com um texto de astrologia misturado com informação sobre a 1ª «Playboy» portuguesa?

Previsões para a primeira Lua Nova do ano astrológico

26 de março de 2009 · 20 comentários


A Lua e o Sol fazem hoje (26 de Março) a sua conjunção em Carneiro/Áries (grau 6º), a primeira deste ano astrológico. Quando isto acontece, estamos em plena Lua Nova, a Lua de todos os começos. Ao longo deste ano astrológico iremos passar por 3 fases bem distintas. De hoje até 21 de Agosto, quando se encontrarem (conjunção) novamente em Lua Nova de Fogo, em Leão. A segunda etapa vai até Sagitário lá pelo dia 16 de Dezembro. A última etapa de Fogo irá até à Lua Nova do ano astrológico correspondente a 2010, a 14 de Abril do próximo ano. Nesta primeira etapa prepararemos o que desenvolveremos em pleno na segunda etapa, rematando e finalizando na última.

Temos um mapa do céu que apresenta um Fogo bastante preso, pois é uma Lua Nova dentro de um stellium um pouco difícil de nos orientarmos. A Lua estará conjunta ao Sol, à Vénus e a Mercúrio. É uma Lua Nova muito saliente. Um Sol muito forte num signo de Fogo. Mercúrio e Vénus estão combustos, dificultando a sua expressão. Além disso, Vénus está retrógrada e em exílio, dando pouca margem ao amor. Estejamos conscientes e preparados para atrasos, dificuldades, hesitações (apesar da gritaria), um arrastar-se das coisas. Será uma época onde sobressairá o «eu tenho», «eu sou», «eu faço e aconteço».

Quando tantos planetas estão juntos numa Lua Nova, convém-nos perceber que as oportunidades de um Sol em Carneiro não desaparecem, mas como está a queimar os restantes, as oportunidades não serão em abundância. Chegou a hora de afinarmos o que de melhor existe em nós para percebermos o que devemos fazer, sem sermos arrastados pelos nossos desvarios. Usar a intuição, será a palavra de ordem.


No mapa de Portugal este stellium de Lua Nova está em cima de Saturno. O primeiro que me ocorreu quando olhei para o mapa foram estes assuntos: ossos, governação, política, igrejas, administração de empresas, impostos, dívidas e tomada de posições pela força.
Talvez isto queira dizer que iremos assistir a um maior controle dos poderes públicos. Atendendo aos momentos agrestes que o mundo vive, não seria difícil concluir isto.

Como o Marte de Portugal está em Leão (2º 37’) podemos intuir que esta energia de Fogo não será desmedida, apesar da intensidade. Anunciam-se tempos fogosos, de muitas promessas, de muitos anúncios e de pouca concretização. Só agora me recordei que o nosso país estará este ano sob intensa campanha eleitoral com 3 eleições importantes. Cá está o tal Fogo anunciando coisas e prometendo outras. Aguardemos pelos tempos de Sagitário para vermos como tudo funcionará.


A completar este panorama, sabemos que Portugal tem a Lua em Sagitário (4º 18’). Um trígono excelente da Lua Nova a esta Lua natal, assim como a Marte. Entusiasmo, vontade de emitir mensagens importantes, necessidade de quem manda ser ouvido. Aqui encontramos novamente a questão dos anúncios. Dos anúncios equivocados. Quererá isto dizer que iremos assistir a algum escândalo tremendo? É bem possível.

Conhecem aquele ruído das panelas de pressão quando anuncia que o cozinhado está pronto? É este o som que ouviremos. Um som de energia a sair controladamente. Energia contida. Que pode explodir a qualquer momento. Haverá a possibilidade de um luto. Espero estar enganado.


Para o nosso quotidiano mais pessoal as minhas recomendações vão para coisas muitos simples: previnam-se dos atrasos, das demoras; cuidem da vossa condução; não partam pernas; não somatizem; respirem fundo para enfrentarem as situações. São tempos de tomadas de decisões.

Sabe qual é o seu Ascendente?

25 de março de 2009 · 41 comentários

Começa hoje uma colaboração lúdica que faço com o SAPO ASTRAL, dando oportunidade aos seus leitores para saberem qual é o seu Ascendente.


Os políticos e a astrologia

24 de março de 2009 · 15 comentários

Um candidato a político da direita portuguesa, ainda bastante jovem e com um futuro aparentemente prometedor, tem um blogue muito activo e pretensamente algo irreverente. Boa qualidade da escrita. Na secção em que fala dele próprio, escreveu esta preciosidade:

«Nasci a 21 de Novembro de 1977 no Porto, pelas 6h30 da manhã. O que faz de mim um Escorpião ascendente Escorpião. Claro que, como todas as mentes esclarecidas que me lêem, nunca liguei nada à astrologia. Mas sempre tive um secreto orgulho em pertencer duplamente ao signo mais temido do Zodíaco.»

Isto é no que dá quando se misturam coisas que não dominamos. Diz não ligar nada à astrologia. É uma frase, apenas. Entre o não ligar e o não saber vai alguma distância. Pelo menos liga o suficiente para saber qual é o seu ascendente, dando os seus dados completos para quem quiser confirmar: data, hora e local de nascimento. Até aqui, é tudo perfeitamente inócuo. Igualmente inócua é a sua afirmação frívola de ter um «secreto orgulho em pertencer duplamente ao signo mais temido do Zodíaco». Bom, aqui parece revelar que realmente sabe pouco de astrologia. Liga ao assunto (apesar de o negar) mas não sabe o suficiente. Não tem mal, pois é um denominador comum. O que não percebo é a necessidade de afirmar que nesse não ligar, está acompanhado por «todas as mentes esclarecidas» [?] que o lêem. Será para não se sentir tão só?

Cá para mim, isto já são balelas, pois quem tem Neptuno em Sagitário (na 1) conjunto a Mercúrio e em trígono à Lua tendo um belo Úrano em scorpio, na 12, conjunto a Vénus, é claramente uma pessoa que aprecia muito «estas coisas». E, quando digo «estas coisas» não me refiro apenas à astrologia em si. Mas ao mundo esotérico em geral. Meu caro, o seu mapa diz-me que tem um potencial mediúnico enorme, eventualmente não desenvolvido. Grande intuição e potencialmente condições telepáticas para «saber» o que os outros estão a pensar ou o que vão dizer.

Mas como pretende vir a ser um político a sério, o melhor é ir dizendo que não liga. Coisas de políticos. Apareça numa consulta minha e explicar-lhe-ei estas coisas. Além de não divulgar que lá esteve. Ou então, pergunte ao seu astrólogo habitual.

Hoje é o aniversário de Dane Rudhyar

23 de março de 2009 · 10 comentários


Dane Rudhyar
23 March 1895 - 12:42 am Paris, France



Dane Rudhyar, franco-americano, foi um dos astrólogos mais respeitados e influentes do século XX. Foi chamado de «a modern renaissance man» por se ter expressado em várias áreas: filosofia, música, pintura, metafísica, poesia e, obviamente, astrologia. Tem numerosos livros publicados.

Leituras

20 de março de 2009 · 14 comentários


Bom início de ano astrológico a todos

· 25 comentários


O Sol ingressou em Carneiro / Áries
a 20 Março 2009 às 5:48:18 TMG


Bom início de ano astrológico a todos.

Hoje apetece-me falar de um Neptuno diferente

17 de março de 2009 · 68 comentários

Outras potencialidades dos aspectos natais de Neptuno

(1) Conjunto à cúspide da Casa 4 – Mediunidade. (2) Com o Sol - Oposição e se nas Casas 4, 5, 8 ou 12: Clarividência. (3) Com a Lua - Conjunção: Misticismo, desenvolvimento espiritual, vidência. Trígono, sextil: Faculdades paranormais. Quadratura: Tendência a práticas ocultistas. (4) Com Mercúrio - Conjunção: Elevada capacidade psíquica. Trígono, sextil: Capacidade para entender os outros. A capacidade de visualização é, com frequência, muito desenvolvida. (5) Com Vénus - Trígono: Grande paz de espírito. (6) Com Júpiter - Trígono, sextil: Carácter místico. (7) Com Úrano - Trígono: Interesse pelo ocultismo, psiquismo. Sextil: Desenvolvimento espiritual, mente intuitiva. (8) Com Plutão - Sextil: Consciencializa para a espiritualidade (toda uma geração). (9) Com o Ascendente - Conjunção ou na casa 1: Enorme intuição e vidência. (10) Com o Meio do Céu - Trígono: Intuição profunda.

...e, espantem-se, os contactos de Neptuno com Saturno são altamente curadores.

E agora? Como negar ou fazer de conta que o ser humano não possui este lado «misterioso»? Ou fingimos que a astrologia não nos diz estas coisas, também? Como justificar com simplicidade a existência destes fenómenos multidimensionais? Garanto, caro leitor, que fui muito suave ao escolher intencionalmente estes aspectos muito delicados. Reparem que só mencionei uma quadratura. Obviamente, usei a ilustração como forma divertida de chamar a atenção para o texto. Ninguém necessita de uma bola de cristal para ter «visões».

Saturno, again

16 de março de 2009 · 14 comentários

Saturno t em quadratura e semi-quadratura
ao Meio-do-Céu e Fundo-do-Céu


Orbes recomendadas: para a quadratura (90º): aproximativo - 5º; separativo - 4º; para a semi-quadratura (45º): aproximativo - 3º 30'; separativo - 2º.

Habitualmente é uma fase complicada na vida de uma pessoa: obstáculos, desilusões, demoras e restrições na área profissional e em casa. É possível que encontre oposição por parte de outras pessoas, que o obriguem a tomar outro caminho.

Neste sentido, é um trânsito que pode ser de extrema utilidade se a pessoa se aperceber que deve corrigir o rumo da sua vida, imprimindo uma dinâmica mais positiva e usando de convicção e bom senso para implementar as suas novas ideias. Sobretudo, é uma excelente oportunidade para afinar os propósitos da sua vida nestas áreas específicas.

Atendendo que a carreira profissional (e o trabalho) ocupam uma parte considerável do tempo das pessoas, esta quadratura tem a vantagem de poder despertar a vontade de melhorar o que não estiver bem. Mas, antes de a melhorar, terá que aprender o que não está bem.

Este trânsito pede ajustamentos ou correcções no que à vida profissional e carreira diz respeito. Se entender que deve fazer uma mudança, deve aproveitar esta quadratura para introduzir a nova dinâmica, pois estão quase garantidas as condições para o sucesso.

Deve ter reparado que comecei este texto falando de obstáculos, desilusões, demoras e restrições e agora já estou a avançar com palavras francamente animadoras. Caro leitor, os obstáculos não desaparecem. Apenas estão reunidas condições para os ultrapassar. Sem se deixar ir abaixo com as desilusões, sem sofrer com as demoras, nem desanimar com as restrições.

A minha recomendação é bem simples: aproveitem as quadraturas de Saturno para introduzirem mudanças na vossa vida. Não esperem pela oposição… que obriga a pessoa a estar demasiado presa e não sente ânimo para grandes mudanças. As quadraturas são muito mais vantajosas.

As demais características deste trânsito são as habituais de Saturno: pais, pessoas mais velhas, trabalho, solidão, etc. Estude bem Saturno e perceberá do que falo.

Quando Saturno transita em conjunção ao Ascendente e oposição ao Descendente

13 de março de 2009 · 22 comentários

É um dos trânsitos mais importantes na vida de qualquer pessoa porque lhe trará um maior amadurecimento, autodisciplina e maior capacidade para manejar ou organizar os seus assuntos pessoais, com um propósito e objectivo bem definido.

É possível que, sendo adultos, os seus superiores lhe atribuam mais tarefas de responsabilidade e, apesar de não ser uma época muito alegre, terá resultados positivos. Se for jovem e ainda viver em casa dos pais, estes atribuirão maiores responsabilidades, como por exemplo, tomar conta dos irmãos, fazer tarefas domésticas, etc. Se tiver um negócio próprio, pode sentir-se compelido a reestruturar a sua vida profissional.

Mais tarde será recompensado pelo esforço dispendido e que começam com este trânsito. Habitualmente, a recompensa traduz-se em melhores situações laborais, económicas ou pessoais, podendo atingir uma posição mais destacada.

É um trânsito em que se nota bastante a restrição de movimentos ou em viagens devido à responsabilidade ou fruto das circunstâncias do meio ambiente onde vive e actual.

Habitualmente, não é um bom período para começar novos projectos empresariais, mas sim, o de finalizar e consolidar os que já começou ou então, trabalhando com os recursos acumulado até ao momento, sem grandes devaneios financeiros.

Este trânsito tem sérios reflexos, quer nos sócios de negócios, quer na parceria matrimonial (mesmo que não seja oficialmente casado) pois é provável que a pessoa se sinta mais responsável; pode verificar-se um esfriamento na forma de se tratarem, fazendo que a pessoa seja mais cautelosa e conservadora.

Qualquer relação que neste trânsito já se encontre fragilizada ou recheada de conflitos, corre o risco de terminar ou ficar ainda mais densa. Na realidade, a energia de Saturno em nós, tem tendência a afastar-se de todos aqueles que estorvam ou impedem a realização das suas ambições. Aqui existe de forma óbvia o síndrome da «separação», pois o risco é a pessoa isolar-se pois levanta uma cortina isolacionista à sua volta, situação que, se não for corrigida, pode conduzir a situações de solidão ou de depressão.

A minha recomendação é que as pessoas que estejam a passar por este trânsito, devem procurar conselho, nomeadamente com um bom astrólogo, pois dar-lhe-á uma panorâmica muito mais alargada e positiva, do que apenas as restrições de Saturno, descritas aqui.

Em crianças, este trânsito pode trazer alguma das doenças típicas deste planeta: sarampo, febres reumáticas, varicela, etc. Um trânsito desta natureza pode provocar nos mais pequenitos situações tensas, como complexo de inferioridade, falta de autovalorização e desejo de se isolar dos outros meninos, notando-se isso na escola. Os pais e professores devem ser muito pacientes e estarem vigilantes, pois é um trânsito que dura cerca de 2 a 3 anos, enquanto Saturno atravessa a Casa 1, a da personalidade.

A pessoa adulta pode sentir-se frequentemente abatida, triste, depressiva, dependendo do estado celeste de Saturno na mapa natal. Obviamente, em simultâneo, há frequentemente outros trânsitos muito mais animadores.

É frequente surgirem problemas com a dentição, as articulações e os ossos em geral. A digestão faz-se com mais lentidão.

Este texto vai já para o curso online que estou a preparar «Trânsitos de Saturno pelos Ângulos». Peço e aceito voluntários que queiram ajudar-me a fazer os testes do curso online, que já está montado em cerca de 75%. Please, manifestem essa vontade nos comentários, indicando se já estão registados no site dos cursos online Nova-Lis. Grato pela colaboração.

Bom fim-de-semana a todos os amigos e leitores.


Se em vez de fogo eu escrevesse...

11 de março de 2009 · 25 comentários

O fogo, muito voltado para si, julga-se o maior, por ser arrojado e destemido. Mas aí vem a suave água e... apaga-o. Tão simplesmente como isso. Como fica o fogo? Fica bravo quando tentam eliminá-lo, podendo chegar a ser devastador. Que faz a terra contra o fogo? O mesmo que a água: apaga-o. O fogo reage sempre da mesma maneira - reage para não ser extinto. Luta e não dá tréguas na tentativa de não ser extinto.

Espero que tenham percebido que estou a falar de quadraturas (90º) nos mapas astrológicos. Se em vez de «fogo» eu escrevesse Carneiro / Áries... Se em vez de «água» eu escrevesse Caranguejo / Câncer... Se em vez de «terra» eu escrevesse Capricórnio... Teriam imediatamente entendido que estava a falar de signos (cardinais) a fazerem possíveis quadraturas entre si. O mesmo acontece com planetas a fazerem quadraturas.

É por isso que a quadratura demonstra tanta tensão e desafio. Precisamos de quadraturas nos nossos mapas para para lutarmos pela sobrevivência [que palavrão pouco citadino!], ou mesmo para superarmos a forte influência dos nossos pais. As pessoas que não têm quadraturas no mapa não percebem essa ausência; na verdade, a sua vida pode ser tão difícil quanto a dos outros, mas elas dizem que tudo está perfeito, que a vida é boa e é bom estar vivo.

A única dificuldade das pessoas que não têm quadraturas no mapa natal é que, quando surge um problema verdadeiro, não sabem como lidar com o assunto — ou fogem da questão ou interiorizam excessivamente os seus sentimentos. Não estão acostumadas a lutar ou encarar um problema de frente; a menos que o mapa apresente outros pontos fortes (conjunções e/ou oposições), é possível que não realizem muita coisa nesta vida.

Mercúrio sem aspectos

10 de março de 2009 · 20 comentários

«E quase impossível encontrar um planeta totalmente sem aspectos; entretanto, existem planetas que não fazem os chamados aspectos maiores (conjunção, oposição, quadratura, quincúncios, trígonos ou sextis) e, nesse caso, gera-se um padrão muito interessante. Não concluam que esse planeta, por não se integrar ao resto do mapa, é fraco; pelo contrário, funciona em dobro, como se tentasse compensar o fato de estar sozinho. Esse solo pode às vezes ser exaustivo, mas nunca é aborrecido! Muito depende do planeta que não tem aspectos, seu signo e a Casa ocupada.

»Mercúrio representa a capacidade de raciocínio, a mente, o impulso intelectual e a forma de expressão. Quando Mercúrio está sozinho, sem aspectos, todo o processo de pensamento é separado do resto do mapa — ou seja, de você. Pode ser que você esteja chorando num canto, afogado numa angústia emocional, enquanto a sua mente lhe diz: "Muito bem. O que você está fazendo aí chorando?" absolutamente desligada de sua infelicidade ou autopiedade. No meio de uma aventura romântica, no sono profundo, a mente nunca pára de trabalhar e sempre o impulsiona numa direção mental. Se Mercúrio está num dos signos mentais, a direção é lógica, fria e reservada. Se está num signo instável, às vezes pode se tomar difícil de lidar; pode ser que você fique zangadíssimo ou que haja distúrbios nervosos. Nesse caso, a meditação e a ioga trazem grandes benefícios, dando à mente urna oportunidade de descansar de vez em quando.»

Marion D. March e Joan McEvers in «Curso Básico de Astrologia» - Vol. 2

Exemplo de Mercúrio sem aspectos: Gandhi - 2 Outubro 1869 - 7:11 - Porpandar, Índia.

Patrícia Azenha fala-nos de Quíron

9 de março de 2009 ·

Hoje, a maioria dos caminhos vão parar ao blogue «Princesa Esquimó», da minha amiga Patrícia Azenha, pois encontramos lá um belo texto sobre Quíron. Imprescindível a quem estuda astrologia.

Os humores das fases da Lua quando transita pelos signos de Fogo

6 de março de 2009 · 6 comentários

Nissan Moon concept

Lua em Quarto Crescente - Em Carneiro: Neste signo, já de si muito em ebulição, devemos conter ainda mais a nossa impulsividade. Em Leão: Esta é a melhor fase da Lua para usarmos de criatividade e para trabalhar em assuntos de destaque. As energias positivas dão a maior força. Em Sagitário: O nosso humor poderá ter altos e baixos. É melhor pensarmos bem antes de tomarmos uma decisão importante neste período.

Lua Cheia - Em Carneiro: Esta Lua faz com que nos tornemos uma pessoa mais prestativa, com vontade de ajudar várias pessoas ao mesmo tempo.
Em Leão: Tornamo-nos excessivos e podemos acabar magoar as pessoas que estão ao seu redor. Em Sagitário: Muito apropriado para o fogo da paixão ficar muito presente sendo mais que apropriado para os prazeres da vida.

Lua em Quarto Minguante - Em Carneiro: É fase favorável para o sector profissional pois controla seus impulsos com mais facilidade, ajudando a concretizar os nossos objectivos. Em Leão: É só ficar com os pés no chão pois esta fase da Lua é óptima para trabalhar e dar o pique que precisa para realizar os seus projectos. Em Sagitário: É uma fase de maior descanso e recolhimento, em que vamos quer mais ficar mais quietos em casa.

Lua Nova - Em Carneiro: As emoções dominam nesta fase da Lua. Podemos viver os extremos emocionais. Ou estamos com um humor excelente ou deixamo-nos dominar por emoções menos positivas. Em Leão: Nesta fase Lua, há a tendência para nos isolarmos. É ideal para dar mais atenção às coisas espirituais. Em Sagitário: Óptimo período para mulheres que desejam ter filhos. A atracção física fica muito mais forte e o relacionamento aquece.

Qualquer comparação com previsões lunares é mera especulação. :) Bom fim-de-semana.

Cristiano Ronaldo - confirmação da hora de nascimento

5 de março de 2009 ·

No seu blogue «Princesa Esquimó», a Patrícia Azenha conta-nos que confirmou no dia 4 de Março, com D. Dolores (mãe de Cristiano Ronaldo), a hora de nascimento do atleta.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
5 de Fevereiro de 1985 - 10h20 - Funchal, Portugal


Leia o relato completo, aqui.

Obrigado, Patrícia.

Merúrio, Sol, conjunção e espiritualidade

4 de março de 2009 · 21 comentários

As questões da espiritualidade podem ser claramente observadas num mapa natal. Este breve apontamento trata apenas do contacto entre Sol e Mercúrio.

Conjunção é o único aspecto natal produzido por Mercúrio e o Sol. Mercúrio possui uma qualidade neutra. Em conjunção com o Sol, perde essa neutralidade, pois influenciam-se um ao outro, além de estimular os processos mentais que combinarão com o verdadeiro carácter espiritual da pessoa.

Se Mercúrio está antes do Sol: eleva os processos mentais espirituais e a relação da espiritualidade na vida quotidiana, havendo a capacidade de aplicar as qualidades espirituais nas experiências diárias. Se vier depois do Sol: tendência em interessar-se quase que exclusivamente pelas qualidades da personalidade, não dando muita atenção à alma e ao lado espiritual da vida. Mercúrio antes do Sol é muito prático, ao passo que depois do Sol será bastante subjectivo no que ao quotidiano se refere.

Em Gémeos, Balança, Aquário e Sagitário, apresenta qualidades mentais muito elevadas e inspiradoras. Em Escorpião e Capricórnio a comunicação não é fácil. Se estiver bem aspectado terá uma comunicação elevada. Se mal aspectado, terá preferência por temas mundanos.

Em Sagitário e se bem aspectado, nota-se uma elevação do egoísmo à abnegação. Em Virgem estamos perante grande discernimento. Em Touro pode provocar teimosia. Em Leão maneja o poder de forma positiva. Na Casa 11 pode provocar grande insegurança pessoal.

Luisa Sal e a sua oficina de cristais, na Ericeira

· 4 comentários

Oficina de Cristais, na Ericeira

Decorre em 4 módulos mensais de 4 horas cada. 1º módulo, 07 Março 09 - das 14:30 às 18:30 h Programa 1º módulo: – Introdução ao uso de cristais - Métodos de limpeza de cristais - Métodos de energização - Programação de cristais - Cristal Quartzo - Cristal Pessoal - Introdução aos Cristais Mestres, sua identificação e propriedades Todos os cristais referidos no curso serão passados para melhor conhecimento físico e sintonia energética.

Luisa Sal, no seu percurso de terapeuta, foi-se apercebendo do valor energético dos Cristais nas terapias que praticava. Dedica-se desde Maio 2006 exclusivamente ao trabalho com cristais. Sente-se sintonizada com os ensinamentos de Katrina Raphaell e Jane Ann Dow. Fez a sua formação em cristais com António Duncan. Cristaloterapia com Tempo Branco Universal. Nível I - Bradford W. Tilden e ainda Nível I e II Reiki – Chetam Assen, Cura Multidimensional – Ana Paula Ivo, Cura Quantica Estelar e Reiki Magnificado – Rodrigo Romo, Nível I e II Magnified Healing – Gisele King. Curso Essências PHI - Andreas Korte, Métodos de Consulta, Diagnóstico e Preparação de Essências Vibracionais - Benjamin Levy


Saiba muito mais clicando aqui.


Podcasts Cova do Urso

3 de março de 2009 · 19 comentários

A partir de hoje o «Cova do Urso» tem uma nova secção - os podcast. Estão na barra lateral. Criei esta secção usando o site gratuito «Gcast» para criar a conta do Cova do Urso. A minha conta pode ser vista clicando aqui. Se quiser, pode aproveitar e subscrever este serviço, usando esta mesma página ou clicando em «Get podcast» ou «Subscribe Free», escolhendo os favoritos para colocar os podcast ou recebendo um email sempre que adicionar um novo podcast. Dentro de dias, o site da Escola de Astrologia Nova-Lis também terá os seus podcasts.

Uma historieta possível do trânsito de Úrano a Vénus

· 2 comentários

Vénus representa a nossa capacidade de nos sentirmos amados. Ou de que forma desejamos ser amados. Este trânsito liberta-nos de ideias antigas e algumas vezes, preconceituosa. É um trânsito para a liberdade interior se afirmar.

Este trânsito é bastante rude, tanto para os homens, como para as mulheres. A estas, pode aparecer-lhes um estranho maravilhoso, um Príncipe Encantado. Aos homens pode aparecer-lhes uma estranha que mais parece a Miss Mundo, certamente muito mais nova que ele.

Então olham para o/a “velho/a” companheiro/a e sentem-se pouco atraídos/as. [Não me estou a referir a idade, pois acontece o mesmo com pessoas jovens.] Em poucas semanas, livram-se dele ou dela para ficarem com o Príncipe Encantado ou a Miss Mundo.

Antes do trânsito terminar, o Príncipe Encantado desaparece com a melhor amiga dela e a jovem Miss Mundo também desaparece porque conheceu um jovem futebolista da primeira divisão. E os “enamorados” vão gastar anos em terapias de análise.

O nosso conceito de amor passa por uma mudança radical. Aprendemos a valorizar o amor incondicional dos matrimónios sólidos.

Foto: Enrique Iglesias & Anna Kournikova

Nino Vieira

2 de março de 2009 · 2 comentários

Nino VieiraPresidente da Guiné-Bissau
Data de nascimento: 27 Abril 1939 - Bissau, Guiné-Bissau

Assassinado em Bissau, no dia 2 Março 2009, entre as 4:20 e 5:30,
aparentemente, devido a interesses alheios à governação de um país soberano.
TVI24


Mapa dos trânsitos de Nino Vieira.
Clicar para ampliar.


Tentem analisar apenas os aspectos, por não se saber a hora de nascimento.

30 de março de 2009

Fundo-do-Céu em Leão no mapa natal

Desde a infância que é o centro das atenções. Destacam-se expressões ansiosamente aguardadas pela família. Claro que este posicionamento obriga a pessoa a obter a aprovação para tudo o que faz. Existe uma subtil dependência. Sente-se “indivíduo” desde muito cedo, mas necessita reafirmar-se como tal. A necessidade de se sentir estável e com um grau de coerência interna, expressa-se através de movimentos e respostas mais ou menos elaboradas. Não aceita facilmente alterações e desordens no seu meio. Prefere que tudo se desenrole em paz e harmonia, cedendo, não manifestando o seu interior.

29 de março de 2009

Quando Saturno transita por Carneiro/Áries no Fundo-do-Céu

Carneiro/Áries no Fundo-do-Céu - Indicadores da infância: É uma posição inicial muito delicada. O ser percebe que pode haver alguma animosidade contra ele, através de possíveis maus tratos, invasão, limitação, discórdia, etc. Claro que estamos a falar que uma situação destas desemboca numa real falta de afecto pela criança ou adolescente. Esta pessoa percebe que, basicamente, só possui uma arma para se defender: atacando. Pode sentir-se frágil, mas demonstra o oposto.

Trânsito de Saturno por Carneiro / Áries

Saturno em Carneiro / Áries está na sua «queda», uma posição difícil para qualquer planeta e muito mais, tratando-se do Senhor do Tempo. Assim, as pessoas com o Fundo-do-Céu ocupado por este signo e quando recebe a visita de Saturno, estamos claramente a falar do início de um novo ciclo de experiências, nomeadamente para adquirirem uma maior consciência dos princípios de justiça social e dos direitos alheios. Saturno a transitar neste signo indica uma pessoa forçada pelas circunstâncias a adquirir iniciativa, paciência e autoconfiança para enfrentar as necessidades práticas da vida. Carneiro / Áries representa o impulso inicial de acção, enquanto Saturno representa a lei de causa e efeito que traz de volta as consequências de uma acção.

Aprendizagens maiores sobre estes assuntos: acções impulsivas; a paciência; a necessidade de percepcionar a consequências dos seus actos; moralismo absolutista; dureza autoritária; os conflitos entre o instinto e a razão; perseverança no erro; possível agressividade; a não ser tão defensivo; a não ignorar a necessidade dos outros; a ser mais diplomata e cordial; aprender a não estar tão só.

Este trânsito de Saturno oferece muitas habilidades e as pessoas são capazes de desenvolver novos métodos no seu trabalho. No caso de pessoas muito desenvolvidas, a disciplina associada à iniciativa conduz à criatividade mental, que lhes permite criar novos conceitos nas áreas escolhidas. Einstein, que tinha Mercúrio em conjunção com Saturno em Carneiro, é um bom exemplo dessa característica.

28 de março de 2009

Parabéns, Alan Oken

O grande astrólogo americano, Alan Oken, radicado em Portugal desde há algum tempo, faz anos hoje. Parabéns. É uma personalidade conhecida em todo o mundo na área da astrologia. Muitos livros publicados. Consulte o seu site para conhecer a sua biografia. Um dos grandes especialistas em Astrologia Esotérica. Astrólogo, professor, escritor, criador.

No fórum do site da Escola de Astrologia Nova-Lis, o exercício desta semana é este: Análise vocacional: porque escolheu este homem dedicar-se à astrologia?


Alan Oken
28 Março 1944 – 23h10 – New York, NY, USA
Asc: 25º 00’Escorpião


27 de março de 2009

Como funciona o trânsito de uma semiquadratura? É possível que esta seja a primeira capa da Playboy portuguesa?

Nas bancas no dia 28 Março 2009: a 1º revista «Playboy» portuguesa com uma tiragem de 100 mil exemplares, custará 3,95 euros, com 95% de conteúdos de produção nacional; a revista terá quatro eixos: Capa, Grande Entrevista (o futebolista Costinha é o primeiro), Playmate (espaço para uma desconhecida - Rute Penedo foi a escolhida para o poster desdobrável) e Vinte Questões (o rapper Pacman) ; Pedro Paixão e Nuno Markl escrevem; Mónica Sofia é a primeira "capa" nacional e terá recebido 30 mil euros de cachê.

Comparem com a primeira capa da Playboy brasileira, que também não é nada de especial:


Semiquadratura: aspecto ou posição de dois astros que distam entre si 45º. As orbes que eu uso no natal e outros mapas: Com o Sol e a Lua – aproximativo 4º30’; separativo 3º. Outros planetas: 3º 30’ – 2º.

Neste trânsito existe uma «desafinação» que se relaciona com uma contradição entre o passado e o futuro. É um trânsito tremendamente dinâmico e rápido. Independentemente da índole dos planetas que estejam a operar, a pessoa sente, em simultâneo, por um lado um certo receio/medo e atracção em relação ao futuro e, por outro lado, a tentação e um certo fastio ou desengano do passado.

Pode dizer-se que o planeta que transita provoca uma ‘tensão’ ou ‘obstáculo’ no funcionamento do planeta natal. Imaginemos uma semi-quadratura de Saturno t a Vénus natal. Habitualmente interpreta-se este trânsito no sentido de entender que Saturno representa a tenção ou obstáculo (contradição) entre a capacidade de amar (Vénus) e a tendência à segurança (Saturno). É uma interpretação viável, possível e certeira.

No entanto, podemos ir mais longe nesta interpretação e introduzir o conceito de «desafinação». Então, como é que Saturno ‘desafinaria’ Vénus? Vamos um pouco mais fundo: como Vénus ‘soaria’ se fosse 'desafinada' por Saturno?

As qualidades e funções (simbologia) de Vénus não deixam de estar presentes, manifestando-se na vida da pessoa. De uma forma desafinada. Um exemplo: a pessoa pode sentir-se muito mais tímida na sua abertura amorosa. Timidez representa bem uma semiquadratura natal entre Vénus e Saturno. O mesmo se aplica aos trânsitos. É uma união desafinada. Outra interpretação possível seria a pessoa ser mesquinha nas questões amorosas. Outra desafinação.

Uma semiquadratura revela sempre uma necessidade da pessoa vencer, por si própria [ou com ajuda de um(a) astrólogo(a) competente], essas desafinações, aprendendo e enfrentando as situações, limpando essas impurezas, com esforço, mas apurando-se, autoconhecendo-se, superando-se e afastando as coisas que não encaixam [desafinação: timidez, mesquinhice, etc.]. É aqui que reside o livre-arbítrio. Ou escolhe superar-se e avançar, ou escolhe afastar-se dominada pela desafinação. É um desafio. Percebe agora porque se diz que é um aspecto desafiante?

A motivação profunda desta atitude estará a ser dada pelo receio/medo e a atracção para entrar e aprofundar uma relação e, também, a tentação de se afastar a toda a velocidade de uma história que receia. É uma escolha.

Lembre-se sempre: uma semiquadratura vem de um sextil (60º) e dirige-se a um semi-sextil (30º). Quem estuda astrologia sabe do que estou a falar.


Estará a perguntar-se sobre esta coisa estranha de um post com um texto de astrologia misturado com informação sobre a 1ª «Playboy» portuguesa?

26 de março de 2009

Previsões para a primeira Lua Nova do ano astrológico


A Lua e o Sol fazem hoje (26 de Março) a sua conjunção em Carneiro/Áries (grau 6º), a primeira deste ano astrológico. Quando isto acontece, estamos em plena Lua Nova, a Lua de todos os começos. Ao longo deste ano astrológico iremos passar por 3 fases bem distintas. De hoje até 21 de Agosto, quando se encontrarem (conjunção) novamente em Lua Nova de Fogo, em Leão. A segunda etapa vai até Sagitário lá pelo dia 16 de Dezembro. A última etapa de Fogo irá até à Lua Nova do ano astrológico correspondente a 2010, a 14 de Abril do próximo ano. Nesta primeira etapa prepararemos o que desenvolveremos em pleno na segunda etapa, rematando e finalizando na última.

Temos um mapa do céu que apresenta um Fogo bastante preso, pois é uma Lua Nova dentro de um stellium um pouco difícil de nos orientarmos. A Lua estará conjunta ao Sol, à Vénus e a Mercúrio. É uma Lua Nova muito saliente. Um Sol muito forte num signo de Fogo. Mercúrio e Vénus estão combustos, dificultando a sua expressão. Além disso, Vénus está retrógrada e em exílio, dando pouca margem ao amor. Estejamos conscientes e preparados para atrasos, dificuldades, hesitações (apesar da gritaria), um arrastar-se das coisas. Será uma época onde sobressairá o «eu tenho», «eu sou», «eu faço e aconteço».

Quando tantos planetas estão juntos numa Lua Nova, convém-nos perceber que as oportunidades de um Sol em Carneiro não desaparecem, mas como está a queimar os restantes, as oportunidades não serão em abundância. Chegou a hora de afinarmos o que de melhor existe em nós para percebermos o que devemos fazer, sem sermos arrastados pelos nossos desvarios. Usar a intuição, será a palavra de ordem.


No mapa de Portugal este stellium de Lua Nova está em cima de Saturno. O primeiro que me ocorreu quando olhei para o mapa foram estes assuntos: ossos, governação, política, igrejas, administração de empresas, impostos, dívidas e tomada de posições pela força.
Talvez isto queira dizer que iremos assistir a um maior controle dos poderes públicos. Atendendo aos momentos agrestes que o mundo vive, não seria difícil concluir isto.

Como o Marte de Portugal está em Leão (2º 37’) podemos intuir que esta energia de Fogo não será desmedida, apesar da intensidade. Anunciam-se tempos fogosos, de muitas promessas, de muitos anúncios e de pouca concretização. Só agora me recordei que o nosso país estará este ano sob intensa campanha eleitoral com 3 eleições importantes. Cá está o tal Fogo anunciando coisas e prometendo outras. Aguardemos pelos tempos de Sagitário para vermos como tudo funcionará.


A completar este panorama, sabemos que Portugal tem a Lua em Sagitário (4º 18’). Um trígono excelente da Lua Nova a esta Lua natal, assim como a Marte. Entusiasmo, vontade de emitir mensagens importantes, necessidade de quem manda ser ouvido. Aqui encontramos novamente a questão dos anúncios. Dos anúncios equivocados. Quererá isto dizer que iremos assistir a algum escândalo tremendo? É bem possível.

Conhecem aquele ruído das panelas de pressão quando anuncia que o cozinhado está pronto? É este o som que ouviremos. Um som de energia a sair controladamente. Energia contida. Que pode explodir a qualquer momento. Haverá a possibilidade de um luto. Espero estar enganado.


Para o nosso quotidiano mais pessoal as minhas recomendações vão para coisas muitos simples: previnam-se dos atrasos, das demoras; cuidem da vossa condução; não partam pernas; não somatizem; respirem fundo para enfrentarem as situações. São tempos de tomadas de decisões.

25 de março de 2009

Sabe qual é o seu Ascendente?

Começa hoje uma colaboração lúdica que faço com o SAPO ASTRAL, dando oportunidade aos seus leitores para saberem qual é o seu Ascendente.


24 de março de 2009

Os políticos e a astrologia

Um candidato a político da direita portuguesa, ainda bastante jovem e com um futuro aparentemente prometedor, tem um blogue muito activo e pretensamente algo irreverente. Boa qualidade da escrita. Na secção em que fala dele próprio, escreveu esta preciosidade:

«Nasci a 21 de Novembro de 1977 no Porto, pelas 6h30 da manhã. O que faz de mim um Escorpião ascendente Escorpião. Claro que, como todas as mentes esclarecidas que me lêem, nunca liguei nada à astrologia. Mas sempre tive um secreto orgulho em pertencer duplamente ao signo mais temido do Zodíaco.»

Isto é no que dá quando se misturam coisas que não dominamos. Diz não ligar nada à astrologia. É uma frase, apenas. Entre o não ligar e o não saber vai alguma distância. Pelo menos liga o suficiente para saber qual é o seu ascendente, dando os seus dados completos para quem quiser confirmar: data, hora e local de nascimento. Até aqui, é tudo perfeitamente inócuo. Igualmente inócua é a sua afirmação frívola de ter um «secreto orgulho em pertencer duplamente ao signo mais temido do Zodíaco». Bom, aqui parece revelar que realmente sabe pouco de astrologia. Liga ao assunto (apesar de o negar) mas não sabe o suficiente. Não tem mal, pois é um denominador comum. O que não percebo é a necessidade de afirmar que nesse não ligar, está acompanhado por «todas as mentes esclarecidas» [?] que o lêem. Será para não se sentir tão só?

Cá para mim, isto já são balelas, pois quem tem Neptuno em Sagitário (na 1) conjunto a Mercúrio e em trígono à Lua tendo um belo Úrano em scorpio, na 12, conjunto a Vénus, é claramente uma pessoa que aprecia muito «estas coisas». E, quando digo «estas coisas» não me refiro apenas à astrologia em si. Mas ao mundo esotérico em geral. Meu caro, o seu mapa diz-me que tem um potencial mediúnico enorme, eventualmente não desenvolvido. Grande intuição e potencialmente condições telepáticas para «saber» o que os outros estão a pensar ou o que vão dizer.

Mas como pretende vir a ser um político a sério, o melhor é ir dizendo que não liga. Coisas de políticos. Apareça numa consulta minha e explicar-lhe-ei estas coisas. Além de não divulgar que lá esteve. Ou então, pergunte ao seu astrólogo habitual.

23 de março de 2009

Hoje é o aniversário de Dane Rudhyar


Dane Rudhyar
23 March 1895 - 12:42 am Paris, France



Dane Rudhyar, franco-americano, foi um dos astrólogos mais respeitados e influentes do século XX. Foi chamado de «a modern renaissance man» por se ter expressado em várias áreas: filosofia, música, pintura, metafísica, poesia e, obviamente, astrologia. Tem numerosos livros publicados.

17 de março de 2009

Hoje apetece-me falar de um Neptuno diferente

Outras potencialidades dos aspectos natais de Neptuno

(1) Conjunto à cúspide da Casa 4 – Mediunidade. (2) Com o Sol - Oposição e se nas Casas 4, 5, 8 ou 12: Clarividência. (3) Com a Lua - Conjunção: Misticismo, desenvolvimento espiritual, vidência. Trígono, sextil: Faculdades paranormais. Quadratura: Tendência a práticas ocultistas. (4) Com Mercúrio - Conjunção: Elevada capacidade psíquica. Trígono, sextil: Capacidade para entender os outros. A capacidade de visualização é, com frequência, muito desenvolvida. (5) Com Vénus - Trígono: Grande paz de espírito. (6) Com Júpiter - Trígono, sextil: Carácter místico. (7) Com Úrano - Trígono: Interesse pelo ocultismo, psiquismo. Sextil: Desenvolvimento espiritual, mente intuitiva. (8) Com Plutão - Sextil: Consciencializa para a espiritualidade (toda uma geração). (9) Com o Ascendente - Conjunção ou na casa 1: Enorme intuição e vidência. (10) Com o Meio do Céu - Trígono: Intuição profunda.

...e, espantem-se, os contactos de Neptuno com Saturno são altamente curadores.

E agora? Como negar ou fazer de conta que o ser humano não possui este lado «misterioso»? Ou fingimos que a astrologia não nos diz estas coisas, também? Como justificar com simplicidade a existência destes fenómenos multidimensionais? Garanto, caro leitor, que fui muito suave ao escolher intencionalmente estes aspectos muito delicados. Reparem que só mencionei uma quadratura. Obviamente, usei a ilustração como forma divertida de chamar a atenção para o texto. Ninguém necessita de uma bola de cristal para ter «visões».

16 de março de 2009

Saturno, again

Saturno t em quadratura e semi-quadratura
ao Meio-do-Céu e Fundo-do-Céu


Orbes recomendadas: para a quadratura (90º): aproximativo - 5º; separativo - 4º; para a semi-quadratura (45º): aproximativo - 3º 30'; separativo - 2º.

Habitualmente é uma fase complicada na vida de uma pessoa: obstáculos, desilusões, demoras e restrições na área profissional e em casa. É possível que encontre oposição por parte de outras pessoas, que o obriguem a tomar outro caminho.

Neste sentido, é um trânsito que pode ser de extrema utilidade se a pessoa se aperceber que deve corrigir o rumo da sua vida, imprimindo uma dinâmica mais positiva e usando de convicção e bom senso para implementar as suas novas ideias. Sobretudo, é uma excelente oportunidade para afinar os propósitos da sua vida nestas áreas específicas.

Atendendo que a carreira profissional (e o trabalho) ocupam uma parte considerável do tempo das pessoas, esta quadratura tem a vantagem de poder despertar a vontade de melhorar o que não estiver bem. Mas, antes de a melhorar, terá que aprender o que não está bem.

Este trânsito pede ajustamentos ou correcções no que à vida profissional e carreira diz respeito. Se entender que deve fazer uma mudança, deve aproveitar esta quadratura para introduzir a nova dinâmica, pois estão quase garantidas as condições para o sucesso.

Deve ter reparado que comecei este texto falando de obstáculos, desilusões, demoras e restrições e agora já estou a avançar com palavras francamente animadoras. Caro leitor, os obstáculos não desaparecem. Apenas estão reunidas condições para os ultrapassar. Sem se deixar ir abaixo com as desilusões, sem sofrer com as demoras, nem desanimar com as restrições.

A minha recomendação é bem simples: aproveitem as quadraturas de Saturno para introduzirem mudanças na vossa vida. Não esperem pela oposição… que obriga a pessoa a estar demasiado presa e não sente ânimo para grandes mudanças. As quadraturas são muito mais vantajosas.

As demais características deste trânsito são as habituais de Saturno: pais, pessoas mais velhas, trabalho, solidão, etc. Estude bem Saturno e perceberá do que falo.

13 de março de 2009

Quando Saturno transita em conjunção ao Ascendente e oposição ao Descendente

É um dos trânsitos mais importantes na vida de qualquer pessoa porque lhe trará um maior amadurecimento, autodisciplina e maior capacidade para manejar ou organizar os seus assuntos pessoais, com um propósito e objectivo bem definido.

É possível que, sendo adultos, os seus superiores lhe atribuam mais tarefas de responsabilidade e, apesar de não ser uma época muito alegre, terá resultados positivos. Se for jovem e ainda viver em casa dos pais, estes atribuirão maiores responsabilidades, como por exemplo, tomar conta dos irmãos, fazer tarefas domésticas, etc. Se tiver um negócio próprio, pode sentir-se compelido a reestruturar a sua vida profissional.

Mais tarde será recompensado pelo esforço dispendido e que começam com este trânsito. Habitualmente, a recompensa traduz-se em melhores situações laborais, económicas ou pessoais, podendo atingir uma posição mais destacada.

É um trânsito em que se nota bastante a restrição de movimentos ou em viagens devido à responsabilidade ou fruto das circunstâncias do meio ambiente onde vive e actual.

Habitualmente, não é um bom período para começar novos projectos empresariais, mas sim, o de finalizar e consolidar os que já começou ou então, trabalhando com os recursos acumulado até ao momento, sem grandes devaneios financeiros.

Este trânsito tem sérios reflexos, quer nos sócios de negócios, quer na parceria matrimonial (mesmo que não seja oficialmente casado) pois é provável que a pessoa se sinta mais responsável; pode verificar-se um esfriamento na forma de se tratarem, fazendo que a pessoa seja mais cautelosa e conservadora.

Qualquer relação que neste trânsito já se encontre fragilizada ou recheada de conflitos, corre o risco de terminar ou ficar ainda mais densa. Na realidade, a energia de Saturno em nós, tem tendência a afastar-se de todos aqueles que estorvam ou impedem a realização das suas ambições. Aqui existe de forma óbvia o síndrome da «separação», pois o risco é a pessoa isolar-se pois levanta uma cortina isolacionista à sua volta, situação que, se não for corrigida, pode conduzir a situações de solidão ou de depressão.

A minha recomendação é que as pessoas que estejam a passar por este trânsito, devem procurar conselho, nomeadamente com um bom astrólogo, pois dar-lhe-á uma panorâmica muito mais alargada e positiva, do que apenas as restrições de Saturno, descritas aqui.

Em crianças, este trânsito pode trazer alguma das doenças típicas deste planeta: sarampo, febres reumáticas, varicela, etc. Um trânsito desta natureza pode provocar nos mais pequenitos situações tensas, como complexo de inferioridade, falta de autovalorização e desejo de se isolar dos outros meninos, notando-se isso na escola. Os pais e professores devem ser muito pacientes e estarem vigilantes, pois é um trânsito que dura cerca de 2 a 3 anos, enquanto Saturno atravessa a Casa 1, a da personalidade.

A pessoa adulta pode sentir-se frequentemente abatida, triste, depressiva, dependendo do estado celeste de Saturno na mapa natal. Obviamente, em simultâneo, há frequentemente outros trânsitos muito mais animadores.

É frequente surgirem problemas com a dentição, as articulações e os ossos em geral. A digestão faz-se com mais lentidão.

Este texto vai já para o curso online que estou a preparar «Trânsitos de Saturno pelos Ângulos». Peço e aceito voluntários que queiram ajudar-me a fazer os testes do curso online, que já está montado em cerca de 75%. Please, manifestem essa vontade nos comentários, indicando se já estão registados no site dos cursos online Nova-Lis. Grato pela colaboração.

Bom fim-de-semana a todos os amigos e leitores.


11 de março de 2009

Se em vez de fogo eu escrevesse...

O fogo, muito voltado para si, julga-se o maior, por ser arrojado e destemido. Mas aí vem a suave água e... apaga-o. Tão simplesmente como isso. Como fica o fogo? Fica bravo quando tentam eliminá-lo, podendo chegar a ser devastador. Que faz a terra contra o fogo? O mesmo que a água: apaga-o. O fogo reage sempre da mesma maneira - reage para não ser extinto. Luta e não dá tréguas na tentativa de não ser extinto.

Espero que tenham percebido que estou a falar de quadraturas (90º) nos mapas astrológicos. Se em vez de «fogo» eu escrevesse Carneiro / Áries... Se em vez de «água» eu escrevesse Caranguejo / Câncer... Se em vez de «terra» eu escrevesse Capricórnio... Teriam imediatamente entendido que estava a falar de signos (cardinais) a fazerem possíveis quadraturas entre si. O mesmo acontece com planetas a fazerem quadraturas.

É por isso que a quadratura demonstra tanta tensão e desafio. Precisamos de quadraturas nos nossos mapas para para lutarmos pela sobrevivência [que palavrão pouco citadino!], ou mesmo para superarmos a forte influência dos nossos pais. As pessoas que não têm quadraturas no mapa não percebem essa ausência; na verdade, a sua vida pode ser tão difícil quanto a dos outros, mas elas dizem que tudo está perfeito, que a vida é boa e é bom estar vivo.

A única dificuldade das pessoas que não têm quadraturas no mapa natal é que, quando surge um problema verdadeiro, não sabem como lidar com o assunto — ou fogem da questão ou interiorizam excessivamente os seus sentimentos. Não estão acostumadas a lutar ou encarar um problema de frente; a menos que o mapa apresente outros pontos fortes (conjunções e/ou oposições), é possível que não realizem muita coisa nesta vida.

10 de março de 2009

Mercúrio sem aspectos

«E quase impossível encontrar um planeta totalmente sem aspectos; entretanto, existem planetas que não fazem os chamados aspectos maiores (conjunção, oposição, quadratura, quincúncios, trígonos ou sextis) e, nesse caso, gera-se um padrão muito interessante. Não concluam que esse planeta, por não se integrar ao resto do mapa, é fraco; pelo contrário, funciona em dobro, como se tentasse compensar o fato de estar sozinho. Esse solo pode às vezes ser exaustivo, mas nunca é aborrecido! Muito depende do planeta que não tem aspectos, seu signo e a Casa ocupada.

»Mercúrio representa a capacidade de raciocínio, a mente, o impulso intelectual e a forma de expressão. Quando Mercúrio está sozinho, sem aspectos, todo o processo de pensamento é separado do resto do mapa — ou seja, de você. Pode ser que você esteja chorando num canto, afogado numa angústia emocional, enquanto a sua mente lhe diz: "Muito bem. O que você está fazendo aí chorando?" absolutamente desligada de sua infelicidade ou autopiedade. No meio de uma aventura romântica, no sono profundo, a mente nunca pára de trabalhar e sempre o impulsiona numa direção mental. Se Mercúrio está num dos signos mentais, a direção é lógica, fria e reservada. Se está num signo instável, às vezes pode se tomar difícil de lidar; pode ser que você fique zangadíssimo ou que haja distúrbios nervosos. Nesse caso, a meditação e a ioga trazem grandes benefícios, dando à mente urna oportunidade de descansar de vez em quando.»

Marion D. March e Joan McEvers in «Curso Básico de Astrologia» - Vol. 2

Exemplo de Mercúrio sem aspectos: Gandhi - 2 Outubro 1869 - 7:11 - Porpandar, Índia.

9 de março de 2009

Patrícia Azenha fala-nos de Quíron

Hoje, a maioria dos caminhos vão parar ao blogue «Princesa Esquimó», da minha amiga Patrícia Azenha, pois encontramos lá um belo texto sobre Quíron. Imprescindível a quem estuda astrologia.

6 de março de 2009

Os humores das fases da Lua quando transita pelos signos de Fogo

Nissan Moon concept

Lua em Quarto Crescente - Em Carneiro: Neste signo, já de si muito em ebulição, devemos conter ainda mais a nossa impulsividade. Em Leão: Esta é a melhor fase da Lua para usarmos de criatividade e para trabalhar em assuntos de destaque. As energias positivas dão a maior força. Em Sagitário: O nosso humor poderá ter altos e baixos. É melhor pensarmos bem antes de tomarmos uma decisão importante neste período.

Lua Cheia - Em Carneiro: Esta Lua faz com que nos tornemos uma pessoa mais prestativa, com vontade de ajudar várias pessoas ao mesmo tempo.
Em Leão: Tornamo-nos excessivos e podemos acabar magoar as pessoas que estão ao seu redor. Em Sagitário: Muito apropriado para o fogo da paixão ficar muito presente sendo mais que apropriado para os prazeres da vida.

Lua em Quarto Minguante - Em Carneiro: É fase favorável para o sector profissional pois controla seus impulsos com mais facilidade, ajudando a concretizar os nossos objectivos. Em Leão: É só ficar com os pés no chão pois esta fase da Lua é óptima para trabalhar e dar o pique que precisa para realizar os seus projectos. Em Sagitário: É uma fase de maior descanso e recolhimento, em que vamos quer mais ficar mais quietos em casa.

Lua Nova - Em Carneiro: As emoções dominam nesta fase da Lua. Podemos viver os extremos emocionais. Ou estamos com um humor excelente ou deixamo-nos dominar por emoções menos positivas. Em Leão: Nesta fase Lua, há a tendência para nos isolarmos. É ideal para dar mais atenção às coisas espirituais. Em Sagitário: Óptimo período para mulheres que desejam ter filhos. A atracção física fica muito mais forte e o relacionamento aquece.

Qualquer comparação com previsões lunares é mera especulação. :) Bom fim-de-semana.

5 de março de 2009

Cristiano Ronaldo - confirmação da hora de nascimento

No seu blogue «Princesa Esquimó», a Patrícia Azenha conta-nos que confirmou no dia 4 de Março, com D. Dolores (mãe de Cristiano Ronaldo), a hora de nascimento do atleta.

Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro
5 de Fevereiro de 1985 - 10h20 - Funchal, Portugal


Leia o relato completo, aqui.

Obrigado, Patrícia.

4 de março de 2009

Merúrio, Sol, conjunção e espiritualidade

As questões da espiritualidade podem ser claramente observadas num mapa natal. Este breve apontamento trata apenas do contacto entre Sol e Mercúrio.

Conjunção é o único aspecto natal produzido por Mercúrio e o Sol. Mercúrio possui uma qualidade neutra. Em conjunção com o Sol, perde essa neutralidade, pois influenciam-se um ao outro, além de estimular os processos mentais que combinarão com o verdadeiro carácter espiritual da pessoa.

Se Mercúrio está antes do Sol: eleva os processos mentais espirituais e a relação da espiritualidade na vida quotidiana, havendo a capacidade de aplicar as qualidades espirituais nas experiências diárias. Se vier depois do Sol: tendência em interessar-se quase que exclusivamente pelas qualidades da personalidade, não dando muita atenção à alma e ao lado espiritual da vida. Mercúrio antes do Sol é muito prático, ao passo que depois do Sol será bastante subjectivo no que ao quotidiano se refere.

Em Gémeos, Balança, Aquário e Sagitário, apresenta qualidades mentais muito elevadas e inspiradoras. Em Escorpião e Capricórnio a comunicação não é fácil. Se estiver bem aspectado terá uma comunicação elevada. Se mal aspectado, terá preferência por temas mundanos.

Em Sagitário e se bem aspectado, nota-se uma elevação do egoísmo à abnegação. Em Virgem estamos perante grande discernimento. Em Touro pode provocar teimosia. Em Leão maneja o poder de forma positiva. Na Casa 11 pode provocar grande insegurança pessoal.

Luisa Sal e a sua oficina de cristais, na Ericeira

Oficina de Cristais, na Ericeira

Decorre em 4 módulos mensais de 4 horas cada. 1º módulo, 07 Março 09 - das 14:30 às 18:30 h Programa 1º módulo: – Introdução ao uso de cristais - Métodos de limpeza de cristais - Métodos de energização - Programação de cristais - Cristal Quartzo - Cristal Pessoal - Introdução aos Cristais Mestres, sua identificação e propriedades Todos os cristais referidos no curso serão passados para melhor conhecimento físico e sintonia energética.

Luisa Sal, no seu percurso de terapeuta, foi-se apercebendo do valor energético dos Cristais nas terapias que praticava. Dedica-se desde Maio 2006 exclusivamente ao trabalho com cristais. Sente-se sintonizada com os ensinamentos de Katrina Raphaell e Jane Ann Dow. Fez a sua formação em cristais com António Duncan. Cristaloterapia com Tempo Branco Universal. Nível I - Bradford W. Tilden e ainda Nível I e II Reiki – Chetam Assen, Cura Multidimensional – Ana Paula Ivo, Cura Quantica Estelar e Reiki Magnificado – Rodrigo Romo, Nível I e II Magnified Healing – Gisele King. Curso Essências PHI - Andreas Korte, Métodos de Consulta, Diagnóstico e Preparação de Essências Vibracionais - Benjamin Levy


Saiba muito mais clicando aqui.


3 de março de 2009

Podcasts Cova do Urso

A partir de hoje o «Cova do Urso» tem uma nova secção - os podcast. Estão na barra lateral. Criei esta secção usando o site gratuito «Gcast» para criar a conta do Cova do Urso. A minha conta pode ser vista clicando aqui. Se quiser, pode aproveitar e subscrever este serviço, usando esta mesma página ou clicando em «Get podcast» ou «Subscribe Free», escolhendo os favoritos para colocar os podcast ou recebendo um email sempre que adicionar um novo podcast. Dentro de dias, o site da Escola de Astrologia Nova-Lis também terá os seus podcasts.

Uma historieta possível do trânsito de Úrano a Vénus

Vénus representa a nossa capacidade de nos sentirmos amados. Ou de que forma desejamos ser amados. Este trânsito liberta-nos de ideias antigas e algumas vezes, preconceituosa. É um trânsito para a liberdade interior se afirmar.

Este trânsito é bastante rude, tanto para os homens, como para as mulheres. A estas, pode aparecer-lhes um estranho maravilhoso, um Príncipe Encantado. Aos homens pode aparecer-lhes uma estranha que mais parece a Miss Mundo, certamente muito mais nova que ele.

Então olham para o/a “velho/a” companheiro/a e sentem-se pouco atraídos/as. [Não me estou a referir a idade, pois acontece o mesmo com pessoas jovens.] Em poucas semanas, livram-se dele ou dela para ficarem com o Príncipe Encantado ou a Miss Mundo.

Antes do trânsito terminar, o Príncipe Encantado desaparece com a melhor amiga dela e a jovem Miss Mundo também desaparece porque conheceu um jovem futebolista da primeira divisão. E os “enamorados” vão gastar anos em terapias de análise.

O nosso conceito de amor passa por uma mudança radical. Aprendemos a valorizar o amor incondicional dos matrimónios sólidos.

Foto: Enrique Iglesias & Anna Kournikova

2 de março de 2009

Nino Vieira

Nino VieiraPresidente da Guiné-Bissau
Data de nascimento: 27 Abril 1939 - Bissau, Guiné-Bissau

Assassinado em Bissau, no dia 2 Março 2009, entre as 4:20 e 5:30,
aparentemente, devido a interesses alheios à governação de um país soberano.
TVI24


Mapa dos trânsitos de Nino Vieira.
Clicar para ampliar.


Tentem analisar apenas os aspectos, por não se saber a hora de nascimento.

linkwithin cova

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
«A vida é o que te vai sucedendo, enquanto te empenhas a fazer outros planos.»
Professor Agostinho da Silva

Visitas ao blogue

Receba os artigos por email

Para si, leitor

Caro leitor, tem muito por onde escolher. Sinta-se bem neste blogue. Pode copiar os textos que entender para seu uso pessoal, para estudar, para crescer interiormente e para ser feliz. Considere-me como estando do seu lado. No entanto, se é para reproduzir em outro blogue ou website, no mínimo, tenha a delicadeza de indicar que o texto é do «Cova do Urso» e, como tal, usar o respectivo link, este: http://cova-do-urso.blogspot.pt/ - São as regras da mais elementar cortesia na internet. E não é porque eu esteja apegado aos textos, pois no momento em que são publicados, vão para o universo. Mas, porque o meu blogue, o «Cova do Urso» merece ser divulgado. Porquê? Porque é um dos melhores do género, em língua portuguesa (no mínimo) e merece essa atenção.


Love Cova do Urso

Image and video hosting by TinyPic

Lista de Blogue que aprecio

O Cova do Urso no 'NetworkedBlogs' dentro do Facebook

.

Mapa natal do 'Cova do Urso'


Get your own free Blogoversary button!

O «Cova do Urso» nasceu a 22-11-2007, às 21:34, em Queluz, Portugal.

1º post do blogue, clicar aqui.

Blog Archive

Patagónia, Argentina

Textos de António Rosa. Com tecnologia do Blogger.

Copyright do blogue

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License
Os textos daqui são (maioritariamente) do autor do blogue. Caso haja uso indevido de imagens, promoverei as correcções, se disso for informado, bastando escrever-me para o meu email: covadourso@gmail.com -
Copyright © António Rosa, 2007-2014
 
Blogger Templates